Um grande problema nos sistemas convencionais de produção de suínos é a ocorrência de comportamentos indesejáveis, como morder a cauda. Morder a cauda é um problema multifatorial, mas a falta de material de enriquecimento ambiental adequado parece impedir os animais de realizarem comportamentos normais específicos da espécie, como cavar, cheirar e mastigar, aumentando assim a incidência de mordedura na cauda. O objetivo deste estudo foi identificar materiais de enriquecimento ambiental e aditivos nutricionais que sejam atrativos para suínos e que possam ser usados na prática como enriquecimento. Portanto, realizou-se dois testes de seleção para investigar (i) quais materiais de enriquecimento de origem vegetal, diferindo em estrutura e sabor, preferem suínos e (ii) quais tipos de aditivos nutricionais poderiam ser usados, para tornar o enriquecimento ambiental de origem vegetal ainda mais atraente. Os suínos tiveram uma escolha entre seis opções em cada teste de seleção. Os animais foram testados individualmente em um ambiente conhecido por 150 segundos.
O teste de primeira escolha mostrou que os materiais granulares, ou seja, pellets de alfafa e pellets de palha, eram preferidos em relação a todas as outras opções testadas. No teste de segunda escolha, o interesse dos suínos foi maior pelo maior suplemento nutricional, ou seja, grãos de milho, em comparação com as outras opções testadas.
Ao selecionar materiais de enriquecimento para suínos, a estrutura, o tamanho e o sabor devem ser considerados. Materiais de enriquecimento granular de origem vegetal ou materiais não granulados com aditivos nutricionais podem ser recomendados para estimular a exploração. Pesquisas adicionais devem investigar os intervalos em que o material de enriquecimento deve ser trocado para manter alto o interesse dos suínos.
Kauselmann K, Krause T, Glitz B, Gallmann E, Schrade H, Schrader L. Short-term choice of fattening pigs for additional plant-based materials. Applied Animal Behaviour Science. 2020; 226:104975. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2020.104975