A investigação de agentes infecciosos em material proveniente de abortos e leitões natimortos apresenta desafios para veterinários e laboratórios de diagnóstico.
Métodos: Neste estudo, amostras agrupadas de órgãos de referência individuais (timo e coração) de um total de 1000 fetos abortados e leitões natimortos foram analisadas utilizando protocolos de PCR quantitativos para o vírus da síndrome reprodutiva e respiratória suína tipo 1 (PRRSV-1) e circovírus suíno tipo 2 (PCV2). Simultaneamente, um pool contendo porções equivalentes de timo fetal, coração e pulmão foi coletado, congelado a -20°C e reanalisado quando uma determinada quantidade de RNA de PRRSV-1 ou DNA de PCV2 foi detectada nos órgãos de referência individuais.

Resultados: Treze pluck-pools foram avaliados para PRRSV-1, todos com resultados positivos por PCR. Para PCV2, 11 dos 15 pluck-pools analisados foram positivos para PCR. Em todos os pluck-pools com resultado negativo, a carga viral nas amostras individuais foi baixa.
Conclusão: Este estudo indica que pluck-pools podem ser um material valioso para diagnóstico e que a consolidação de múltiplos órgãos em uma única extração de RNA/DNA otimiza o uso dos recursos laboratoriais disponíveis. São necessárias pesquisas adicionais para avaliar a viabilidade de estudos de acompanhamento e definir com precisão os critérios de interpretação da carga viral em um contexto clínico.
Kreutzmann H, Unterweger C, Schwarz L, Dimmel K, Auer A, Rümenapf T, Ladinig A. Pluck-pools as diagnostic samples for detecting porcine reproductive and respiratory syndrome virus and porcine circovirus type 2 in porcine abortion material and stillbirths. The Veterinary Journal. 2024; 304: 106081. https://doi.org/10.1016/j.tvjl.2024.106081.