A produtividade, os índices reprodutivos e o bem-estar dos suínos são reduzidos durante períodos de altas temperaturas e o método de refrigeração mais frequentemente usado, por evaporação, não é muito eficaz em condições de alta umidade. O uso de placas de refrigeração nas quais a água fria circula através de tubos tem o potencial de refrescar os suínos em condições de alta temperatura e alta umidade.
Foi realizado um estudo para determinar a resposta de primíparas ao uso de placas de refrigeração sob condições de stress térmico. As placas condutoras, com 15 cm de largura por 127 cm de comprimento, eram compostas de tubulação de cobre com 13 mm de diâmetro e foram colocadas num piso slat standart. O tamanho e a localização das placas eram tais que as fêmeas podiam estar completamente em cima das placas, parcialmente ou evitar o contato. A água fria (18 ° C) foi bombeada através de cada placa a uma taxa de fluxo de 4 l / min no caso do tratamento das fêmeas, enquanto no caso das fêmeas do grupo controle não havia fluxo de água através dos tubos. As primíparas foram aclimatadas sob condições termoneutras (16 ° C) e depois alojadas sob condições de stress térmico (35 ° C). A produção total de calor do animal, a taxa de respiração e a produção de umidade foram determinadas.
Os resultados mostram que, durante os períodos de stress térmico, as placas de refrigeração reduziram a produção de calor das fêmeas em cerca de 10%, a produção de umidade em 34% e a taxa de respiração em 22%. Na maioria dos casos, as placas de refrigeração reduziram significativamente o início da respiração ofegante dos animais.
Gerald Riskowski, Christopher S. Shaffer, Paul C. Harrison. Effect of conductive cooling pads on heat and moisture production of gilts in hot and thermoneutral environments. CIGR. Vol. 19, Nº 4 (2017). http://www.cigrjournal.org