A inclusão de características relacionadas com a sanidade, ou marcadores genéticos funcionalmente associados, em programas de produção suína poderia contribuir para a criação de animais mais robustos e resistentes a doenças. O objetivo do presente trabalho foi estudar o determinismo genético e regiões genômicas associadas à sanidade global e imunocompetência em uma população de suínos Duroc. Para este fim, um conjunto de 30 características relacionadas com a sanidade que abrangem parâmetros imunológicos (principalmente inatos), hematológicos e de stress foram determinados em 432 leitões Duroc saudáveis com 8 semanas de idade.
Herdabilidades moderadas a altas foram obtidas para a maioria das características e foram observadas correlações genéticas significativas entre elas. Um estudo de associação genômica apontou 31 SNPs significativamente associados em nível genômico, localizados em seis regiões cromossômicas dos cromossomos suínos SSC4, SSC6, SSC17 e SSCX, para IgG, células T γδ, proteína C reativa, capacidade fagocítica de linfócitos, número total de linfócitos, volume corpuscular médio e hemoglobina corpuscular média. Um total de 16 genes candidatos funcionalmente relacionados promissores, incluindo CRP, NFATC2, PRDX1, SLA, ST3GAL1 e VPS4A, foram propostos para explicar a variação nas características imunológicas e hematológicas.
Estes resultados melhoram o conhecimento do controlo genético de características imuno-relacionadas e apoiam a possibilidade de aplicação de programas de seleção eficazes para melhorar a imunocompetência em suínos.
Ballester M, Ramayo-Caldas Y, González-Rodríguez O. et al. Genetic parameters and associated genomic regions for global immunocompetence and other health-related traits in pigs. Scientific Reports. 2020; 10: 18462. https://doi.org/10.1038/s41598-020-75417-7