Os coronavírus constituem um grupo de importantes patógenos humanos e animais, representando uma ameaça à saúde pública devido ao seu potencial de transmissão entre espécies, incluindo para os seres humanos. As partículas semelhantes a vírus (VLPs, do inglês virus-like particles) são ferramentas versáteis no desenvolvimento de vacinas contra coronavírus, graças às suas características imunológicas favoráveis.
Métodos: Neste estudo, foram desenvolvidas VLPs compostas pelas proteínas estruturais de espícula, membrana e envelope do deltacoronavírus suíno (PDCoV), e suas respostas imunológicas foram avaliadas em camundongos.

Resultados: Ensaios de neutralização e citometria de fluxo demonstraram que as VLPs de PDCoV induziram anticorpos neutralizantes altamente eficazes e estimularam a imunidade celular. Para avaliar a capacidade protetora das VLPs em leitões recém-nascidos, matrizes gestantes foram vacinadas com uma vacina inativada de PDCoV ou com VLPs, aos 40 e 20 dias antes do parto. Cinco dias após o nascimento, os leitões foram desafiados por via oral com a cepa PDCoV. Nos leitões de matrizes não vacinadas, observou-se diarreia grave, altas cargas de RNA viral e atrofia intestinal significativa. Em contraste, os leitões de matrizes imunizadas com VLPs apresentaram altos títulos de anticorpos neutralizantes e uma redução expressiva dos danos microscópicos nos tecidos intestinais, sem ocorrência de diarreia.
Conclusão: Os resultados indicam que as VLPs representam uma candidata clínica promissora para vacinação contra o PDCoV, além de constituírem uma possível plataforma para o desenvolvimento de outras vacinas contra coronavírus.
Zhang B, Li S, Zhou J, Wang W, Xiao L, Yuan X, Yi X, Fan L, Fan B, Zhu X, Li J, Li B. A novel virus-like particles vaccine induces broad immune protective against deltacoronavirus in piglets. Virology. 2024; 597:110150. doi: 10.1016/j.virol.2024.110150.