X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de níveis elevados de lisina e energia na dieta sobre o desempenho, o uso de nutrientes e a qualidade da carcaça de suínos

Aumentar a lisina e a energia líquida na dieta pode melhorar o desempenho de crescimento e a espessura da gordura dorsal em suínos de terminação.

17 Abril 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A melhora do conteúdo nutricional de lisina e/ou da quantidade de energia tem mostrado efeitos positivos sobre a eficiência de crescimento dos suínos.

Objetivo: Estimar o impacto do aumento dos níveis de lisina digestível ileal padronizada (SID, do inglês standardized ileal digestible) e de energia líquida na dieta sobre o crescimento, a absorção de nutrientes e as características da carcaça em suínos de terminação.

Métodos: Um total de 90 suínos [(Yorkshire × Landrace) × Duroc] foram distribuídos aleatoriamente em 3 tratamentos (6 baias por tratamento), com 5 suínos por baia (3 machos castrados e 2 fêmeas), com peso médio inicial de 20,51 ± 0,02 kg. O período do ensaio foi de 16 semanas (fase de crescimento: do início até a semana 8; fase de terminação: da semana 8 até a semana 16). Os tratamentos dietéticos incluíram: controle (CON) com dieta basal; TRT1 (dieta basal + 0,05% de lisina SID); e TRT2 (dieta basal + 0,05% de lisina SID + 0,084 MJ/kg de energia líquida), tanto para a fase de crescimento quanto para a de terminação.

Resultados: As dietas dos grupos TRT1 e TRT2 melhoraram o ganho médio diário (GMD) na semana 12 e mostraram tendência de aumento no peso corporal na semana 12 e no GMD ao longo do período total, em comparação com o grupo CON. Além disso, os suínos do grupo TRT2 apresentaram maior espessura da gordura dorsal na semana 12 em comparação com os grupos TRT1 e CON. No entanto, não foram observados efeitos dos tratamentos na absorção de nutrientes nem na qualidade da carcaça entre os diferentes grupos alimentares.

Conclusão: A inclusão de um aumento de 0,05% de lisina SID e 0,084 MJ/kg de energia líquida na dieta de suínos durante as fases de crescimento e terminação pode ser considerada uma boa estratégia para melhorar tanto a eficiência de crescimento quanto a espessura da gordura dorsal na carcaça.

Biswas, S., Dang, D. X., Cho, S., Kang, D. K., & Kim, I. H. (2025). Effects of increasing dietary lysine and energy levels on growth efficiency, nutrient absorption, and meat carcass traits in growing-finishing pigs. Journal of Animal Science and Technology, 67(1), 96. https://doi.org/10.5187/jast.2023.e118

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista