Após o processo de congelamento do sêmen, muitas vezes há uma diminuição acentuada na motilidade do esperma. No entanto, esta perda de motilidade pode ser evitada ou reduzida modificando o diluente de descongelamento. O objetivo deste estudo foi avaliar tratamentos que resultam em diferentes pHs do diluente de descongelamento na qualidade do sêmen após o descongelamento, principalmente na motilidade. Foram avaliados os efeitos relacionados ao pH do diluente de descongelamento, quando os valores de pH foram 7, 8 e 9, sobre a viabilidade espermática, integridade acrossomal, motilidade e variáveis cinemáticas.
Para avaliar os efeitos do pH do diluente de descongelamento na motilidade espermática, procedimentos para avaliar variáveis espermáticas foram realizados com ou sem inclusão de cafeína no diluidor. Além disso, foram analisados os efeitos do pH do diluente de descongelamento nas subpopulações de esperma.
Os resultados indicaram que, aumentando o pH do diluente de descongelamento para 9, a viabilidade do sêmen e a posição acrossômica não foram afetadas, e a motilidade foi notavelmente maior com valores semelhantes quando havia um pH de maior alcalinidade e pH 7 com inclusão de cafeína . Além disso, para as variáveis cinemáticas e as subpopulações espermáticas, com um pH de 8 do diluente de descongelamento, a motilidade espermática foi mantida em maior medida à medida que o tempo de armazenamento avançava, assim como as proporções das diferentes populações espermáticas.
Em conclusão, o uso do diluente de descongelamento em pH 8 melhorou a motilidade espermática após o descongelamento, bem como a preservação da motilidade à medida que o tempo de armazenamento avançava.
de Mercado E, Tomás-Almenar C, Gómez-Izquierdo E. Improvement of the motility of boar sperm after cryopreservation. Animal Reproduction Science. 2020; 222: 106610. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2020.106610