O objetivo deste estudo foi avaliar a administração intranasal de diferentes anestésicos em leitões com menos de sete dias de idade submetidos à castração, para determinar sua adequação na obtenção de sedação de qualidade, com tempos de indução e recuperação curtos e nível mínimo de estresse.
Métodos: Azaperona isoladamente foi administrada em doses altas (5 mg/kg), médias (3 mg/kg) e baixas (2 mg/kg), bem como em combinação com alfaxalona ou midazolam, por via intramuscular ou intranasal, em um total de 120 leitões saudáveis.

Resultados: Em comparação com a administração intramuscular, a aplicação intranasal apresentou tempos de indução mais longos, recuperação mais rápida e maiores pontuações nos indicadores de defesa e vocalização.
Conclusão: Os protocolos intranasais não atenderam às exigências em todos os grupos, portanto seu uso não é recomendado. A indução rápida e a sedação de boa qualidade não puderam ser garantidas.
Breitenlechner A, Bünger M, Ruczizka UK, Dolezal M, Auer U, Buzanich-Ladinig A. Comparison between Intramuscular and Intranasal Administration of Sedative Drugs Used for Piglet Castration. Animals. 2024; 14(16): 2325. https://doi.org/10.3390/ani14162325