O estresse causado pelo desmame pode ter efeitos a nível celular e impactar os tipos de bactérias que crescem e vivem no sistema digestivo dos leitões. O manganês e o selênio, dois ingredientes minerais da ração, podem ser fornecidos aos leitões desmamados para fortalecer suas defesas contra o estresse. O objetivo deste estudo foi determinar o impacto de diferentes concentrações dietéticas de manganês (Mn) e selênio (Se), cofatores antioxidantes, no desempenho do crescimento e nas populações microbianas fecais de leitões de transição.
Métodos: Leitões (N = 120) foram selecionados por peso (5,22 ± 0,7 kg) e sexo. As baias (n = 5/tratamento) dentro de um bloco foram distribuídos aleatoriamente às dietas em um planejamento fatorial 2 × 3 para examinar os efeitos de Se (0,1 e 0,3 mg/kg de Se adicionado) e Mn (0, 12 e 24 mg /kg de Mn adicionado) e foram alimentados em três fases (P1 = d 1-7, P2 = d 8-21, P3 = d 22-35). Os suínos foram pesados semanalmente. Amostras fecais foram coletadas nos dias 0 e 35 para sequenciamento do gene 16S rRNA bacteriano e análise de ácidos graxos voláteis.
Resultados: Observou-se uma resposta linear no ganho médio diário global em função do Mn da dieta. Não houve interação significativa ou efeito principal em qualquer parâmetro de ácidos graxos voláteis. A suplementação com 24 mg/kg de Mn tendeu a reduzir a abundância relativa de Massiliomicrobiota timonensis e Acidaminococcus fermentans, uma bactéria com características patogênicas associada a leitões menos eficientes, em comparação com o grupo controle de Mn. Enquanto isso, o aumento da concentração de Mn tendeu a promover o crescimento de Lactobacillus ruminis e Roseburia hominis, bactérias correlacionadas com a saúde intestinal e melhor crescimento.
Conclusão: Os dados deste estudo fornecem evidências preliminares sobre os efeitos positivos do manganês no crescimento e na saúde intestinal dos leitões desmamados.
Edmunds, C. E., Welch, C. B., Lourenco, J. M., Callaway, T. R., Pringle, T. D., & Dove, C. R. (2023). The effects of dietary manganese and selenium on growth and the fecal microbiota of nursery piglets. Veterinary Sciences, 10(11), 650. https://doi.org/10.3390/vetsci10110650