A nutrição animal é um fator determinante na qualidade da carne; portanto, variações na dieta podem produzir alterações no produto final. Além disso, a suplementação de lipídios na dieta pode reduzir a lipogênese e aumentar o conteúdo de gordura intramuscular da carne suína simultaneamente, enquanto a suplementação de vitamina E pode aumentar a estabilidade oxidativa dessa carne. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação de dietas com lipídios (0 ou 1% de óleo de linhaça + 1, 3 ou 5% de gordura de aves para dietas suplementadas com lipídios) e vitamina E (11 ou 220 UI de vitamina E / kg) em um arranjo fatorial 4x2 de tratamentos sobre as características físicas e organolépticas e o perfil de ácidos graxos (GA) da carne suína, e a expressão de genes associados à metabolismo lipídico. Para isso, foram utilizados 98 suínos Yorkshire (54,3 ± 3,4 kg de peso corporal). 48 baias contendo 2 marrãs ou 2 suínos castrados foram distribuídas aleatoriamente em 8 tratamentos, com 3 baias de marrãs e 3 baias de suínos castrados por tratamento. Os animais foram abatidos ao atingir aproximadamente 110 kg. Amostras de tecido adiposo e muscular foram coletadas na última costela para determinar a expressão de genes associados ao metabolismo lipídico. Amostras musculares do lombo foram coletadas para determinar as características físicas e organolépticas e o perfil AG da carne suína.
Como resultado, a porcentagem de AGs saturados e monoinsaturados diminuiu linearmente, enquanto a porcentagem de AGs poli-insaturados AG-6 (PUFA), PUFA total e C18: 2ω6c aumentou linearmente à medida que os lipídios aumentaram na dieta. A suplementação com 1% de óleo de linhaça + 1 a 5% de gordura das aves aumentou o teor de AG ω - 3 e reduziu o índice AG ω - 6 / ω - 3 na carne. A suplementação com 220 UI de vitamina E/kg aumentou o α-tocoferol sérico, mas não alterou o conteúdo de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) no lombo. Da mesma forma, não foram observadas diferenças significativas nas características organolépticas da carne ou na expressão gênica associada ao metabolismo lipídico.
Em conclusão, a suplementação com óleo de linhaça e gordura de aves em suínos de engorda foi eficaz na melhoria do valor nutricional da carne, conforme indicado pelo índice AG índice-6 / ω-3, sem afetar negativamente a características organolépticas ou estabilidade oxidativa.
Huang C, Chiba LI, Magee WE, Wang Y, Rodning SP, Bratcher CL, Bergen WG, Spangler, EA. Effect of flaxseed oil, poultry fat, and vitamin E supplementation on physical and organoleptic characteristics and fatty acid profile of pork, and expression of genes associated with lipid metabolism. Livestock Science. 2020; 231(103849). https://doi.org/10.1016/j.livsci.2019.103849