X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Lesões histológicas e tecidos de replicação do circovírus suíno tipo 3

Este estudo investigou a relação entre a presença de mRNA de PCV3 detectado por hibridização in situ em lesões histológicas e DNA de PCV3 detectado por PCR em tempo real em suínos naturalmente infectados.

4 Maio 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O circovírus suíno tipo 3 (PCV3) foi recentemente descrito como uma possível causa de abortos e vasculite sistêmica em suínos. Embora o vírus tenha sido detectado por PCR em tempo real em vários tecidos suínos em vários países do mundo, as doenças associadas ao PCV3 não foram suficientemente descritas. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre a presença de mRNA de PCV3 detectado por hibridização in situ (ISH) em lesões histológicas e DNA de PCV3 detectado por PCR em tempo real em suínos naturalmente infectados. Um total de 25 casos positivos para PCV3 foram analisados ​​por PCR. Os tecidos foram fixados em formalina e examinados para lesões histológicas e sinais positivos de RNA-ISH para PCV3.

O tipo de tecido com lesões histopatológicas mais frequente foi o coração (76,2%), sendo a miocardite linfoplasmocítica e a pericardite as lesões mais frequentes. A pneumonia intersticial linfoplasmocitária também foi um achado frequente (47,6%). Havia também lesões no rim, fígado, baço e gânglios linfáticos. Sinais positivos de PCV3-ISH-RNA foram observados principalmente em associação com um infiltrado inflamatório linfoplasmocitário em vários tecidos, incluindo artérias.

Com base nos resultados, o conjunto mínimo de amostras que devem ser submetidas a histopatologia e hibridização in situ de mRNA para confirmar ou excluir o diagnóstico de PCV3 são coração, pulmão e tecidos linfoides (ou seja, baço e linfonodos), especialmente para o diagnóstico diferencial relacionado doenças associadas ao PCV2.

De Conti ER, Resende TP, Marshall-Lund L, Rovira A, Vannucci FA. Histological Lesions and Replication Sites of PCV3 in Naturally Infected Pigs. Animals. 2021; 11(6):1520. https://doi.org/10.3390/ani11061520

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157238 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista