O vírus da parainfluenza suína tipo 1 (PPIV1) é um vírus respiratório suíno recentemente caracterizado. Os últimos estudos experimentais de desafio em leitões desmamados com três semanas de idade não conseguiram causar a doença. No entanto, ainda não está claro como as diferenças genéticas contribuem para a patogênese viral. Para caracterizar a patogênese de diferentes isolados de PPIV1, leitões de três semanas de idade foram desafiados com o isolado de PPIV1 USA/MN25890NS/2016 (MN16) ou USA/IA84915LG/2017 (IA17). A cepa C35 ATCC® VR-94™ do vírus da parainfluenza humana tipo 1 (HPIV1) foi incluída para testar suínos como modelo para a parainfluenza humana.
Todos os vírus foram reisolados com sucesso do lavado broncoalveolar e detectados por RT-qPCR na necropsia. As lesões pulmonares microscópicas foram mais graves no grupo IA17 em comparação com o grupo de controle negativo (não desafiado), enquanto nenhuma diferença foi observada entre os grupos MN16 e controle. A coloração imuno-histoquímica em amostras respiratórias mostrou uma tendência consistente de níveis mais elevados de sinal de PPIV1 no grupo IA17, seguido pelo grupo MN16, e nenhum sinal de PPIV1 foi observado nos grupos HPIV1 ou controle.
Este estudo sugere possíveis diferenças patogênicas entre isolados de PPIV1. Além disso, estes resultados indicam que o HPIV1 é capaz de replicação em leitões desmamados após inoculação experimental. No entanto, não foram observadas doenças clínicas ou lesões pulmonares graves em nenhum dos grupos desafiados.
Welch M, Krueger K, Zhang J, Neveau M, Piñeyro P, Magstadt D, Main R, Gauger P. Characterization of Two Porcine Parainfluenza Virus 1 Isolates and Human Parainfluenza Virus 1 Infection in Weaned Nursery Pigs. Veterinary Sciences. 2023; 10(1): 18. https://doi.org/10.3390/vetsci10010018