O ensaio de estrutura da cromatina espermática é um método para avaliar a fragmentação do DNA espermático, um parâmetro que está negativamente relacionado com a fertilidade a nível de campo em várias espécies de mamíferos. Este método calcula um índice de fragmentação de DNA (DFI) cujos valores altos indicam uma estrutura anormal da cromatina.
Neste estudo, realizado entre Março de 2010 e Junho de 2017, o objetivo foi avaliar o DFI em sêmen armazenado de duas diferentes raças de suínos, Norwegian Landrace (NL; n = 693) e Norwegian Duroc (ND; n = 655 ) e avaliar a influência no número total de leitões nascidos (NT).
Houve um DFI médio significativamente maior nos ejaculados dos 478 machos ND em comparação com os 452 machos NL. Foram recuperados dados de 19.496 leitegadas de NL e 3.877 leitegadas de ND dos mesmos machos. Para qualquer das raças, a produtividade das mães, o número de partos e o DFI mostraram efeitos significativos nos NT. O DFI foi negativamente correlacionado com NT em ambas as raças. Os machos com os 5% mais baixos valores de NT tinham uma média de mínimos quadrados para o DFI de 3,05% e 2,24%, tanto nos machos NL e ND, respectivamente, comparado com 1,67% e 1,23% para os machos com os 5% mais elevados valores de NT. A DFI e a motilidade das mesmas amostras de sêmen foram correlacionadas negativamente, e os grupos TN altos e baixos mostraram diferenças significativas na motilidade. No entanto, esta diferença não pode ser usada para a previsão prática do grupo TN (92,1% vs. 89,7% e 92,3% vs. 89,5%; NL e ND, respectivamente).
Em conclusão, os resultados indicam que a integridade do DNA espermático no sêmen com boa motilidade e morfologia pode ser um parâmetro de previsão adicional de fertilidade em suínos.
Myromslien, FD, Tremoen, NH, Andersen‐Ranberg, I, et al. Sperm DNA integrity in Landrace and Duroc boar semen and its relationship to litter size. Reprod Dom Anim. 2019; 54: 160– 166. https://doi.org/10.1111/rda.13322