O alelo T recessivo do polimorfismo sem sentido rs709596309 C > T do gene do receptor de leptina está associado à gordura intramuscular. No entanto, o seu efeito global na produção de carne suína ainda é parcial.
Métodos: O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos globais do genótipo TT na eficiência de crescimento magro e na qualidade da carcaça, carne e gordura usando dados de um experimento comparando o desempenho de suínos Duroc castrados, 48 TT e 48 C– (24 CT e 24 CC).
Resultados: Os suínos TT foram menos eficientes no crescimento magro do que os suínos C–. Embora fossem mais pesados, suas carcaças eram menores, com menor teor de carne magra e lombos mais leves. Além do aumento da infiltração de gordura e do teor de ácidos graxos saturados, as alterações causadas pelo genótipo TT na qualidade da carne e da gordura provavelmente não são suficientes para serem percebidas pelos consumidores. O efeito no escore visual da infiltração gordurosa excedeu o do conteúdo de gordura intramuscular, sugerindo uma influência direta do alelo T no padrão de distribuição de gordura no músculo.
Conclusão: Com as atuais dietas baixas em proteínas, espera-se que o alelo T seja rentável apenas em nichos de mercado onde um nível muito elevado de infiltração de gordura é essencial.
Suárez-Mesa R, Ros-Freixedes R, Pena RN, et al. Impact of the leptin receptor gene on pig performance and quality traits. Scientific Reports 2024; 14: 10652. https://doi.org/10.1038/s41598-024-61509-1