Embora o rotavírus seja conhecido por causar principalmente gastroenterite em muitos animais, vários estudos epidemiológicos mostraram sintomas respiratórios concomitantes com excreção fecal e nasal do vírus. No entanto, infecções respiratórias por rotavírus raramente foram investigadas.
Pela triagem de amostras clínicas enviadas para testes diagnósticos, o rotavírus suíno A (RVA) foi detectado por PCR quantitativo de transcrição reversa (qRT-PCR) em 28 de 91 (30,8%) pulmões de suínos com sinais respiratórios. Entre os casos positivos, sinais fortes de RVA foram localizados principalmente em macrófagos alveolares e células epiteliais bronquiolares por hibridação in situ. Sinais RGB em células epiteliais bronquiolares foram verificados por hibridização in situ com diferentes sondas, imuno-histoquímica e microscopia eletrônica de transmissão. Além disso, casos adicionais com sinais positivos de hibridização in situ de RVA em macrófagos alveolares e células epiteliais bronquiolares foram identificados pelo exame de 120 espécimes pulmonares arquivados fixados em formalina e embebidos em parafina usando microarrays ou microarrays de tecido.
Em conclusão, este estudo mostra uma alta frequência de detecção de RVA nos pulmões de suínos com doença respiratória. Mais pesquisas são necessárias para determinar se a infecção por RVA no epitélio respiratório se correlaciona com a liberação nasal de rotavírus e sua contribuição para a doença respiratória.
Nelsen A, Lager KM, Stasko J, Nelson E, Lin C-M, Hause BM. Identification of Pulmonary Infections With Porcine Rotavirus A in Pigs With Respiratory Disease. Frontiers in Veterinary Science. 2022; 9: 918736. doi: 10.3389/fvets.2022.918736