Streptococcus suis é uma bactéria gram-positiva e um patógeno zoonótico que causa meningite e sepse em suínos e humanos. O objetivo deste estudo foi identificar os genes necessários para a infecção por S. suis. Criou-se bibliotecas Tn-Seq em uma cepa virulenta de S. suis 10 que foi usada para infectar suínos em uma infecção experimental intratecal.
A análise comparativa da abundância relativa de mutações recuperadas de diferentes amostras infecciosas (sangue, líquido cefalorraquidiano e meninges cerebrais) identificou 361 genes condicionalmente essenciais, ou seja, necessários à infecção, representando aproximadamente 18% do genoma. Genes condicionalmente essenciais participaram principalmente de processos metabólicos e de transporte, regulação, estrutura ribossômica e biogênese, transcrição e biogênese do revestimento da parede celular e membrana, defesas contra o estresse e evasão da resposta imune. Mutações dirigidas foram criadas em um conjunto de 10 genes de diferentes ontologias genéticas e seu papel foi determinado em modelos ex vivo. As mutações mostraram diferentes níveis de sensibilidade à sobrevivência no sangue, soro, líquido cefalorraquidiano, choque térmico e condições de estresse, em comparação com a cepa do tipo selvagem. Além disso, o papel de três mutações selecionadas foi validado em experimentos de coinfecção em que os suínos foram infectados com cepas selvagens e mutações isogênicas.
Os determinantes genéticos da infecção identificados neste estudo contribuem para novos conhecimentos sobre a patogênese do S. suis e podem servir como alvo para novas vacinas ou fármacos antimicrobianas.
Arenas J, Zomer A, Harders-Westerveen J, Bootsma HJ, De Jonge MI, Stockhofe-Zurwieden N, Smith HE, De Greeff A. Identification of conditionally essential genes for Streptococcus suis infection in pigs. Virulence. 2020; 11 (01): 446-464. https://doi.org/10.1080/21505594.2020.1764173