Os rotavírus (RVs) são classificados em nove espécies ou grupos (RVA-RVD e RVF-RVJ). RVA, RVB e RVC são bem reconhecidos como agentes etiológicos de doenças entéricas em granjas de suínos e foram identificados em todos os países com produção de suínos relevante. Em contraste, RVH só foi identificado em granjas de suínos no Japão e, mais recentemente, no Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Vietnã, mas ainda não na Europa. A incidência de RVH foi investigada em 103 granjas de suínos espanholas.
Nove granja testaram sequências de nucleotídeos positivas e completas foram obtidas em três isolados, enquanto outro isolado de RVH foi parcialmente sequenciado. A identidade de nucleotídeos média com as sequências de HRV disponíveis no GenBank variou de 69,4% a 93,7%. Filogeneticamente, todos os segmentos genômicos da cepa espanhola RVH foram agrupados intimamente com outras cepas de RVH porcinos, mas estavam distantemente relacionados à cepa RVH humana, bem como à cepa de morcego.
Até onde sabemos, este é o primeiro relato de HRV em granjas de suínos na Europa que inclui sua caracterização por sequenciamento completo do genoma.
Puente H, Cortey M, de Nova PJG, et al. First identification and characterization of rotavirus H in swine in Spain. Transboundary and Emerging Diseases. 2021; 00: 1-15. https://doi.org/10.1111/tbed.13992