É de grande interesse melhorar a recuperação de matéria orgânica e fósforo (P) de resíduos biológicos, como dejeto de suíno, por meio do uso de substratos ácidos (SA) em combinação com compostagem aeróbica. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do SA na humificação e/ou migração de P, bem como na atividade microbiana durante a compostagem de dejetos suínos, usando abordagens variadas e multiescala.
A adição de SA, derivado do vinagre de madeira e ácido húmico, aumentou o grau de humificação e a estabilidade térmica do composto. Análises de espectroscopia de ressonância magnética nuclear de 31P e absorção de raios X perto da estrutura da borda mostraram que o P no composto estava na forma de cristais de estruvita, fases Ca/Al-P e Poli-P (todas as spécies inorgânicas de P) , bem como hexafosfato de inositol e Mono-P (espécies organofosforadas). No entanto, a eficiência da recuperação de P poderia ser melhorada gerando mais estruvita pela adição de SA. Os fluxos entre grupos de nutrientes resultaram da diversidade nas comunidades microbianas dominantes nas diferentes fases da compostagem após a introdução de SA e o aparecimento de Bacillus spp. em todas as fases.
Esses resultados demonstram o valor potencial do SA para regular e/ou melhorar o fluxo de nutrientes durante a compostagem de resíduos biológicos, a fim de produzir um composto de maior qualidade que possa maximizar seus benefícios e aplicações.
Zhang T, Wu X, Shaheen SM, Abdelrahman H, Ali EF, Bolan NS, Ok YS, Li G, Tsang DCW, Rinklebe J. Improving the humification and phosphorus flow during swine manure composting: A trial for enhancing the beneficial applications of hazardous biowastes. Journal of Hazardous Materials. 2022; 425:127906. https://doi.org/10.1016/j.jhazmat.2021.127906