Hoje é sabido que uma relação positiva entre humanos e animais é benéfica não só para o bem-estar dos animais de criação, mas também para a produtividade e qualidade dos produtos. Um objetivo importante em disciplinas que vão da neurociência à ciência do bem-estar animal é melhorar a compreensão das emoções dos animais, mas existem poucas ferramentas confiáveis para medir essas emoções. Neste estudo, investigamos se o fornecimento de brinquedos para estimular o comportamento lúdico em suínos está associado a uma mudança na relação humano-animal e no estado emocional dos animais. Um grupo de dezesseis mini suínos alojados em um ambiente experimental e um teste preliminar chamado de teste da "pessoa estranha" foram usados. Após uma sessão de Controle e Brincadeira (com brinquedos para cães de médio porte, bolas com barbante), foi realizado o teste da "pessoa estranha". Durante o teste, uma pessoa vestindo macacão colorido, capuz, máscara, luvas e botas (pessoa desconhecida de aparência estranha) entrou na baia, onde estavam alojados 2 mini suínos, para uma gravação de vídeo de 2 minutos. Os resultados do teste da pessoa estranha foram comparados após as sessões de brincadeira e controle.
Os resultados mostraram que a resistência para se aproximar da pessoa (duração em segundos) e o tempo para afastamento do animal da pessoa estranha (duração em segundos) foram significativamente menores após a sessão de Brincadeira do que após a sessão de Controle. A duração do contato direto (duração em segundos), a necessidade de separar o suíno da pessoa estranha (frequência) e a duração do movimento da cauda (duração em segundos) foram significativamente maiores após as sessões de Brincadeira do que após as sessões de Controle.

De forma geral, os resultados sugerem uma mudança na relação homem-animal após as sessões de Brincadeira: os animais pareciam ter menos medo e mais vontade de interagir com o estranho, demonstrando um estado emocional mais positivo. Este estudo preliminar sugere que fornecer brinquedos e, especificamente, encorajar o comportamento de brincar com objetos e, às vezes, o comportamento social espontâneo de brincar, pode melhorar a relação humano-animal. Pesquisas futuras para explorar esta questão em profundidade podem fornecer resultados interessantes, pois um estado emocional positivo dos animais e uma boa relação homem-animal são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida aos animais de criação.
Marcet-Rius M, Pageat P, Bienboire-Frosini C, et al. The provision of toys to pigs can improve the human-animal relationship. Porcine Health Management. 2020; 6(29) https://doi.org/10.1186/s40813-020-00167-x