Com o objetivo de avaliar e comparar a eficácia e a farmacocinética de duas fontes diferentes de ferro, o gleptoferron (GLF) e o ferro dextrano (DXT), em leitões com dois dias de idade, foram utilizados 32 leitões provenientes de quatro leitegadas.
No segundo dia de vida, foram selecionados oito leitões por leitegada para a administração injetável de uma das duas fontes de ferro, GLF ou DXT (quatro leitões por grupo de tratamento em cada leitegada).
Foram recolhidas amostras de sangue antes do tratamento e às 1, 2, 6, 10 e 12 horas após a administração da fonte de ferro. Foram recolhidas amostras adicionais nos dias 1, 2, 3, 4, 7, 14, 19 e 24. As concentrações séricas de ferritina e ferro foram determinadas em todas as amostras e os seguintes parâmetros farmacocinéticos de ferro foram calculados: pico de concentração, tempo para atingir o pico de concentração, a meia-vida e a extensão da absorção. Os parâmetros hematológicos também foram analisados para avaliar o status de ferro: hematócrito, hemoglobina, eritrócitos, volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média e concentrações médias de hemoglobina corpuscular. Os leitões foram pesados individualmente a cada semana.
Não houve diferenças significativas no ganho de peso dos animais entre os tratamentos observados. Ambos os produtos administrados foram eficientes para prevenir a deficiência de ferro e anemia durante o período de lactação. A absorção e biodisponibilidade de ferro foram maiores com o GLF do que com o DXT.
Nas condições deste estudo, ambos os produtos testados (GLF e DXT) foram eficientes para prevenir a deficiência de ferro e anemia no período de lactação em leitões. A absorção e biodisponibilidade do GLF foi significativamente maior e mostrou um perfil farmacocinético diferente do DXT.
Morales J, Manso A, Martín-Jiménez T, et al. Comparison of the pharmacokinetics and efficacy of two different iron supplementation products in suckling piglets. J Swine Health Prod. 2018;26(4):200-207.