Devido ao risco de bactérias patogênicas resistentes a antibióticos e dos seus genes de resistência a antibióticos serem transferidos das fezes dos animais para o solo e as culturas, é imperativo encontrar tratamentos eficazes para o dejeto nas granjas para minimizar este perigo potencial. A introdução de políticas de sustentabilidade em todo o mundo, focadas na produção agrícola ecológica, e na economia circular visam reduzir o uso de fertilizantes artificiais; portanto, estes métodos de tratamento também maximizariam o valor de fertilização do dejeto. Neste estudo são propostas duas estratégias de tratamento para dejetos suínos: armazenamento e compostagem.
Métodos: O presente estudo examina as mudanças nas propriedades físico-químicas do dejeto tratado, no microbioma e no resistoma, em comparação com o dejeto bruto. Esta é a primeira análise exaustiva deste tipo realizada com o mesmo lote.
Resultados: Nossos resultados sugerem que, embora nenhum dos processos elimine o risco ambiental, a compostagem produz uma redução mais rápida e pronunciada nos elementos genéticos móveis que abrigam genes de resistência a antibióticos, incluindo aqueles responsáveis pela resistência a múltiplas drogas.
Conclusão: Globalmente, o processo de compostagem pode ser uma estratégia eficaz para mitigar a propagação da resistência aos antibióticos no ambiente e reduzir o risco da sua transferência para as culturas e para a cadeia alimentar, ao mesmo tempo que fornece ingredientes fertilizantes essenciais.
Zalewska M, Błażejewska A, Czapko A, et al. Pig manure treatment strategies for mitigating the spread of antibiotic resistance. Scientific Reports 2023; 13: 11999. https://doi.org/10.1038/s41598-023-39204-4