Os fagos têm sido sugeridos como promissores agentes de biocontrole em alimentos, mas faltam estudos que demonstrem a eficácia do tratamento com fagos em ambientes industriais. Neste estudo, um ensaio industrial em larga escala foi conduzido para avaliar a eficácia de um fago comercial na redução da prevalência natural de Salmonella em carcaças de suínos. Um total de 134 carcaças de animais potencialmente positivas para Salmonella foram selecionadas para serem analisadas no frigorífico com base no nível de anticorpos no sangue.
Por cinco ciclos consecutivos, as carcaças foram colocadas em uma cabine de pulverização de fagos, resultando em uma dose de aproximadamente 2 × 107 fagos por cm2 de área de superfície da carcaça. Para avaliar a presença de Salmonella, uma área predefinida de uma meia carcaça foi esfregada antes da aplicação do fago e a outra meia carcaça 15 minutos depois. Um total de 268 amostras foram analisadas por PCR em tempo real.
Nestas condições, 14 carcaças foram positivas antes da aplicação do fago, enquanto apenas 3 foram positivos após.
Em conclusão, este estudo mostra que a aplicação de fagos alcança uma redução aproximada de 79% de carcaças positivas para Salmonella e demonstra que a aplicação de fagos na indústria pode ser usada como uma estratégia adicional para controlar patógenos de origem alimentar.
Volpi M, Gambino M, Kirkeby K, Elsser-Gravesen A, Brøndsted L. Full-scale industrial phage trial targeting Salmonella on pork carcasses. Food Microbiology. 2023; 112: 104240. https://doi.org/10.1016/j.fm.2023.104240.