X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da energia e fibra alimentar no desenvolvimento mamário de leitoas

O aumento da fibra em dietas de alta energia reduziu a deposição de gordura e apoptose de células mamárias em leitoas.

8 Dezembro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Aumentar a ingestão de energia na dieta das leitoas faz com que elas cresçam mais rápido para atingir a função reprodutiva, mas isso muitas vezes causa deposição de gordura e displasia nas glândulas mamárias, afetando a produção de leite.

A alimentação com dietas ricas em fibras durante a puberdade demonstrou diminuir o desenvolvimento da glândula mamária em leitoas antes da lactação, embora essa estratégia também aumente o desempenho da lactação. Portanto, a hipótese levantada no presente estudo foi que a suplementação de fibras em dietas com alto teor energético poderia melhorar o desenvolvimento das glândulas mamárias em marrãs.

Para estudar os efeitos da energia e fibra da dieta no desenvolvimento mamário e seus possíveis mecanismos, 32 leitoas (Landrace x Yorkshire) foram aleatoriamente designadas em um planejamento fatorial 2 x 2 para receber uma dieta com baixa ou alta energia (baixa energia: 33,37 MJ /d de energia digestível; alta energia: 41,87 MJ/d de energia digestível) e com baixa ou alta fibra (baixa fibra: 0,3 kg/d de fibra alimentar, alta fibra: 0,6 kg/d de fibra alimentar). O peso do tecido mamário foi registrado e as glândulas mamárias foram coletadas para posterior análise.

A alta ingestão de energia aumentou o peso relativo do tecido mamário e o teor de gordura da mama. Ao mesmo tempo, a coloração Oil Red das seções de mama também mostrou um aumento no teor de gordura da mama no tratamento de alta energia. O alto consumo de energia aumentou a concentração de DNA nos tecidos mamários. Além disso, o alto consumo de energia aumentou a concentração de triglicerídeos, ácidos graxos livres e colesterol total no sangue das marrãs, e a suplementação com alto teor de fibras tendeu a reduzir os ácidos graxos livres, o colesterol total e o estradiol. A análise proteômica sugeriu que havia diferenças marcantes no citoesqueleto, organelas intracelulares não ligadas à membrana, apoptose, atividade do receptor e atividade do inibidor da endopeptidase na função molecular entre os efeitos de energia e fibra. O alto consumo de fibras também contribuiu para a diminuição da expressão de mRNA de 5-HT7, Bax e caspase-3 no tecido mamário de marrãs, confirmando a importância da fibra na regulação do desenvolvimento mamário em marrãs.

Os resultados do estudo indicam que o aumento da ingestão de energia em leitoas melhorou o peso e a deposição de gordura nas glândulas mamárias e aumentou a apoptose das células mamárias. O aumento da ingestão de fibras reduziu a deposição de gordura mamária e a apoptose das células mamárias em marrãs com alto consumo de energia.

Xu S, Tang L, Xu H, Yang Y, Cao M, Chen S, Jiang X, Li J, Lin Y, Che L, Fang Z, Feng B, Zhuo Y, Wang J, Wu D. Effects of Energy and Dietary Fiber on the Breast Development in Gilt. Frontiers in Veterinary Science. 2022; 9. https://doi.org/10.3389/fvets.2022.830392

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista