Bacillus spp. são bactérias aeróbias e formadoras de endosporos que recentemente mostraram seu potencial como probióticos, uma vez que poderiam ter efeitos benéficos no crescimento, melhorando o uso de nutrientes e o equilíbrio da microbiota intestinal. Portanto, o objetivo do presente estudo foi determinar os efeitos de um suplemento probiótico à base de Bacillus (mistura de esporos de Bacillus amyloliquefaciens DSM 25840 e Bacillus subtilis DSM 32324) sobre o crescimento e a saúde de suínos em crescimento. Para isso, 576 suínos com peso inicial de 23,2 ± 2,95 kg foram alocados em um dos dois tratamentos: dieta controle ou suplementada com probióticos. Os animais foram divididos em blocos por origem da leitegada, peso corporal e sexo e atribuídos a 24 baias mistas (6 machos inteiros e 6 fêmeas por baia) por tratamento. Os suínos foram alimentados com dietas peletizadas contendo 0 (dieta controle) ou 400 mg / kg (6 × 108 UFC por kg de ração; confirmado por análise) do probiótico à base de Bacillus e foram fornecidos ad libitum como alimento seco. Os animais foram monitorados até o dia 102 após o início do estudo.
Como resultado, durante a primeira fase de crescimento (1–35 dias), a suplementação de probióticos tendeu a melhorar o índice de conversão (IC). Durante a última fase (35 a 102 dias), a suplementação com probióticos melhorou significativamente o IC e tendeu a aumentar o ganho médio diário (GMD). Durante todo o período de crescimento (1–102 dias), a suplementação de probióticos melhorou significativamente o IC. A suplementação de probióticos não afetou o número de suínos mortos ou suínos que requerem tratamento veterinário. No entanto, o número de tratamentos para ileíte tendeu a ser menor no grupo suplementado com probióticos. Na primeira fase de crescimento, a maioria dos suínos apresentaram consistência fecal normal e a pontuação fecal média foi semelhante entre os tratamentos.
Em conclusão, as dietas de suínos em crescimento suplementados com 400 mg / kg do probiótico à base de Bacillus, que contém uma mistura de esporos viáveis de duas cepas específicas de Bacillus amyloliquefaciens e Bacillus subtilis, melhorou o índice de conversão de suínos ao longo do crescimento. Além disso, o número de tratamentos veterinários para ileíte tendeu a diminuir.
van der Peet-Schwering CMC, Verheijen R, Jørgensen L, Raff L. Effects of a mixture of Bacillus amyloliquefaciens and Bacillus subtilis on the performance of growing-finishing pigs. Animal Feed Science and Technology. 2020; 261(114409). https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2020.114409