A indústria global de suínos enfrenta prejuízos devido à alta mortalidade de leitões, especialmente como consequência do aumento acentuado da prolificidade e do baixo peso dos leitões ao nascer. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do peso ao nascer e dos cuidados neonatais individuais fornecidos aos leitões na mortalidade pré-desmame, bem como os efeitos a longo prazo no crescimento, carcaça e características da carne. Leitegadas de sessenta e uma fêmeas mestiças foram incluídas no estudo. Metade de cada leitegada não recebeu nenhum outro tipo de manejo e a outra metade recebeu o protocolo de manejo pré-estabelecido de assistência neonatal precoce.
Ao longo da lactação, os leitões de baixo peso ao nascer (peso igual ou inferior a 1,1 kg) apresentaram uma taxa de mortalidade três vezes superior à dos leitões mais pesados (32% vs. 10%), com mortalidades particularmente elevadas durante a primeira semana de vida. Nenhum efeito do cuidado neonatal na taxa de mortalidade por esmagamento foi observado, mas um efeito significativo foi observado em leitões de baixo peso ao nascer que morreram de fome. O efeito dos cuidados neonatais no crescimento depende do peso ao nascer, com leitões mais pesados beneficiando-se mais dos cuidados neonatais do que leitões de baixo peso. Leitões de baixo peso ao nascer apresentaram maior teor de gordura, menor rendimento de carne magra na carcaça e maior teor de gordura intramuscular (2,29% vs. 1,91%) na carne. Os cuidados neonatais aumentaram o teor de carne magra nas carcaças de leitões de baixo peso ao nascer. A concentração de ácidos graxos monoinsaturados foi maior nos leitões de peso inferior ao normal (48,1% vs. 47,1%) e o efeito oposto foi observado nos ácidos graxos poliinsaturados (13,6% vs. 15,7%). Os cuidados neonatais induziram uma maior concentração de ácidos graxos n-7.
Em conclusão, o cuidado neonatal pode ser uma prática útil para reduzir a mortalidade em leitões de baixo peso ao nascer. Além disso, os cuidados neonatais podem afetar a gordura da carcaça e a qualidade da carne, sugerindo um efeito de longo prazo no metabolismo.
Romero M, Calvo L, Morales JI, Rodríguez AI, Escudero RM, Olivares Á, López-Bote C. Short- and Long-Term Effects of Birth Weight and Neonatal Care in Pigs. Animals. 2022; 12(21):2936. https://doi.org/10.3390/ani12212936