O beta-caroteno é um conhecido antioxidante encontrado na maioria dos vegetais vermelhos e alaranjados com conhecidos benefícios para a saúde. Além disso, este composto é oxidado espontaneamente, ganhando interesse como suplemento dietético devido ao seu potencial para melhorar o estado imunológico das matrizes, ajudando a melhorar a saúde e o crescimento dos leitões.
O objetivo deste estudo foi determinar se a suplementação de beta-caroteno oxidado melhora o desempenho reprodutivo da matriz, o desempenho do crescimento da leitegada, o status da vitamina A e a capacidade de alterar a abundância de células imunes em matrizes e leitões, desempenho subsequente da leitegada e desempenho do crescimento na creche.
Aproximadamente no dia 60 de gestação e durante todo o período de lactação, 194 matrizes receberam uma dieta basal de gestação ou uma dieta basal suplementada com 80 ppm de beta-caroteno oxidado. Amostras de sangue foram coletadas e os pesos registrados na linha de base, parto e desmame de um subconjunto de fêmeas (N = 54 por tratamento). As concentrações de vitamina A na forma de retinol foram analisadas nas amostras de sangue dos leitões ao nascimento e ao desmame, e os níveis de imunoglobulina (Ig) G e IgM foram avaliados no sangue da fêmea. As concentrações de IgG e IgA foram analisadas no colostro durante o parto e no leite ao desmame. Doze animais (N = 6 por tratamento) foram sacrificados no nascimento e desmame, os fígados foram colhidos e as células de Kupffer foram analisadas quanto à atividade fagocítica.
Como resultado, não foram observadas diferenças significativas no desempenho reprodutivo ou na composição do colostro e do leite das matrizes do grupo controle e das suplementadas com o produto. Também não houve diferenças no crescimento dos leitões entre os dois grupos. O produto não afetou as funções imunes medidas dos leitões. Porém, IgG tendeu a diminuir com o uso do produto, e houve diminuição de IgM.
Em conclusão, a suplementação de beta-caroteno oxidado a 80 ppm desde o 60º dia de gestação até a lactação não afeta o desempenho reprodutivo da matriz, o desempenho do crescimento da leitegada, o status de vitamina A e o estado imunológico do leitão, nem os anticorpos ou a composição do colostro e do leite.
Elefson SK, Ross JW, Rademacher CJ, Greiner LL. Evaluation of oxidized beta-carotene on sow and piglet immune systems, sow reproductive performance, and piglet growth. Journal of Animal Science. 2023; 101: skad066. https://doi.org/10.1093/jas/skad066