X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação de porcas com óleo de peixe: efeitos sobre a composição de ácidos graxos em leitões

A suplementação com óleo de peixe durante a gestação e a lactação altera a composição dos ácidos graxos poli-insaturados n-3 de cadeia longa nos glóbulos vermelhos e no fígado dos leitões.

30 Julho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O óleo de peixe é uma boa fonte alimentar de ácidos graxos poli-insaturados n-3 de cadeia longa (PUFAs). PUFAs de cadeia longa, como 20:5n-3 (EPA), 22:6n-3 (DHA), 22:5n-3 (DPA) e 20:4n-6 (ARA), desempenham um papel importante no crescimento e desenvolvimento fetal. Foi levantada a hipótese de que a suplementação com óleo de peixe na dieta de porcas poderia regular o metabolismo do PUFA n-3 de cadeia longa na placenta e no fígado de leitões. Portanto, o presente estudo foi desenhado para avaliar dois objetivos. O primeiro objetivo foi examinar o efeito da suplementação com óleo de peixe na composição de ácidos graxos dos glóbulos vermelhos das porcas e seus leitões, da placenta, do leite e do fígado dos leitões. O segundo objetivo foi examinar o efeito do óleo de peixe na dieta da porca na expressão do mRNA dos genes da dessaturase de ácidos graxos (DAF) na placenta e no fígado dos leitões. Para esse fim, 16 fêmeas de segundo parto foram alocadas equitativamente em dois grupos e alimentadas com uma dieta de óleo de soja (DS) ou uma dieta de óleo de soja + óleo de peixe (DP) durante o final do gestação e lactação. Na dieta gestacional, o DS foi constituído por 3% de óleo de soja, enquanto o DP foi constituído por 0,5% de óleo de soja e 2,5% de óleo de peixe; na dieta de lactação, o DS foi constituído por 3,5% de óleo de soja, enquanto o DP foi constituído por 0,7% de óleo de soja e 2,8% de óleo de peixe.

Como resultado, o desempenho de porcas e leitões não foi diferente entre os grupos DS e DP. A proporção de EPA na placenta aumentou no grupo DP, enquanto a proporção de DPA diminuiu. A expressão do mRNA do gene 1 da dessaturase de ácidos graxos (FADs1) na placenta diminuiu no grupo DP. Além disso, a proporção de DHA nas células vermelhas do sangue dos leitões diminuiu desde o nascimento até o dia 16 em ambos os grupos, enquanto a proporção de DHA no fígado dos leitões aumentou continuamente durante o mesmo período de tempo em ambos os grupos. grupos.

No geral, esses resultados indicam que a suplementação com óleo de peixe durante a gestação e lactação tardias altera a composição dos ácidos graxos poli-insaturados n-3 de cadeia longa nas células vermelhas do sangue e no fígado dos leitões. A diminuição de 22:5n-3 (DPA) e o aumento de 20:5n-3 (EPA) na placenta podem estar relacionados à regulação do metabolismo do PUFA no nível da formação de 22:5n-3 (DPA).

Luo W, Xu X, Luo Z, Yao J, Zhang J, Xu W, Xu J. Effect of fish oil supplementation in sow diet during late gestation and lactation period on litter characteristics, milk composition and fatty acid profile of sows and their offspring. Italian Journal of Animal Science. 2020; 19(1): 88-17. https://doi.org/10.1080/1828051X.2019.1685917

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista