X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação de leite artificial com níveis crescentes de trigo em leitões

Leite artificial enriquecido com trigo pode promover maturação intestinal precoce em leitões.

6 Outubro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Matrizes hiperprolíficas têm mais leitões do que tetas e devido a isso, o leite artificial é frequentemente usado como suplemento. Os substitutos do leite são à base de leite de vaca, embora os componentes à base de plantas também sejam frequentemente adicionados. Isso pode comprometer o crescimento e desestabilizar a regulação da função imunológica e da inflamação, mas também pode acelerar as mudanças maturacionais, ajudando a preparar o intestino para o período de transição do desmame.

Portanto, neste estudo investigamos os efeitos da alimentação de leitões com leite artificial com níveis crescentes de farinha de trigo, atividade enzimática intestinal e função imunológica em comparação com uma dieta baseada inteiramente em leite.

Foi hipotetizado que a adição de um componente de amido (farinha de trigo) induz a maturação da mucosa, medida pelo aumento da atividade digestiva e melhora da integridade e imunidade do intestino delgado. Para testar esta hipótese, trinta e seis leitões (machos e fêmeas) foram separados da matriz no terceiro dia e alimentados com leite de fórmula puro (LEITE) ou, a partir do dia 11, alimentados com fórmula com quantidades crescentes de trigo (TRIGO); 10% de matéria seca no dia 11 a 40% de matéria seca no dia 26.

Nos dias 25 e 26 foram coletadas amostras de sangue para determinação de citocinas. Os animais foram sacrificados para exame de gordura corporal, massa muscular e morfologia intestinal, sequenciamento de RNA e análises enzimáticas.

Não foram observadas diferenças no desempenho de crescimento ou composição corporal entre os grupos. Os leitões do grupo TRIGO apresentaram maior atividade enzimática de maltase e sacarase na parte proximal do intestino delgado em comparação ao grupo LEITE. Não houve diferenças na morfologia intestinal, histopatologia e expressão gênica entre os grupos. Mais neutrófilos periféricos foram encontrados no grupo TRIGO, sugerindo uma potencial modulação da função imune. A estimulação de lipopolissacarídeos de células mononucleares periféricas não mostrou diferença na produção de citocinas entre os grupos, sugerindo que diferentes componentes da dieta não induziram inflamação sistêmica.

Em conclusão, os suínos que receberam um substituto do leite com adição de trigo apresentaram alterações imunológicas e maturacionais das enzimas da mucosa intestinal, indicadoras de adaptação a uma dieta à base de vegetais. Isso não foi associado a nenhuma complicação clínica, e estudos futuros são necessários para mostrar se isso poderia melhorar as respostas no processo de desmame subsequente.

Amdi C, Pedersen MLM, Klaaborg J, Myhill LJ, Engelsmann MN, Williams AR, Thymann T. Pre-weaning adaptation responses in piglets fed milk replacer with gradually increasing amounts of wheat. British Journal of Nutrition. 2021; 126(3): 375-382. https://doi.org/10.1017/S0007114520004225

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista