Os probióticos, como alternativa aos antibióticos na produção de suínos, são cada vez mais utilizados como profiláticos para distúrbios gastrointestinais e como suplementos nutricionais para promover uma boa saúde. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação dietética com diferentes tipos de Bacillus subtilis (B. subtilis) no crescimento e saúde intestinal de leitões desmamados. Um total de 160 leitões foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos de tratamento: grupo controle (dieta basal), grupo BS-A (dieta basal suplementada com B. subtilis A a 1 × 106 UFC/g de ração), grupo BS-B (dieta basal suplementado com B. subtilis B a 1 × 106 UFC/g de ração) e grupo BS-C (dieta basal suplementada com B. subtilis C a 1 × 106 UFC/g de ração). Todos os grupos de tratamento tinham cinco baias com oito leitões por baia. Nos dias 7, 21 e 42 do estudo, amostras de plasma sanguíneo, tecido intestinal e digesta foram coletadas para determinar as concentrações plasmáticas de citocinas, morfologia intestinal, comunidade da microbiota intestinal e atividade metabólica e expressão de genes relacionados ao metabolismo intestinal.
Os resultados mostraram que a suplementação dietética com B. subtilis melhorou o peso e o ganho médio diário (nos grupos BS-B e BS-C) dos leitões desmamados e reduziu as taxas de diarreia (nos grupos BS-A, BS-B e BS-C ). Na análise da morfologia intestinal, a suplementação de B. subtilis melhorou o tamanho da altura das vilosidades e a relação entre a altura das vilosidades e a profundidade das criptas no íleo de leitões desmamados. A dieta suplementada com BS-C aumentou a abundância relativa de Anaerovibrio e Bulleidia e reduziu a abundância relativa de Clostridium e Coprococcus em comparação ao grupo controle. Além disso, a suplementação dietética com B. subtilis aumentou os indicadores de saúde intestinal, incluindo os níveis plasmáticos de interleucina (IL)-2 e IL-10, bem como os níveis no cólon de ácidos graxos de cadeia curta. Da mesma forma, a suplementação de B. subtilis também aumentou a expressão de genes envolvidos em vias metabólicas relacionadas à maturação da microbiota intestinal.
Em conclusão, as dietas suplementadas com BS-B ou BS-C podem promover eficientemente o desempenho do crescimento, diminuir a incidência de diarreia e melhorar vários indicadores da saúde intestinal através da modulação da composição da microbiota intestinal e da atividade metabólica em leitões desmamados.
Tian Z, Wang X, Duan Y, Zhao Y, Zhang W, Azad MAK, Wang Z, Blachier F, Kong X. Dietary supplementation with Bacillus subtilis promotes growth and gut health of weaned piglets. Frontiers in Veterinary Science. 2021; 7: 600772. https://doi.org/10.3389/fvets.2020.600772