X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação de capsaicina no crescimento, perfis sanguíneos e qualidade da carcaça de suínos em terminação

A suplementação com capsaicina em dietas para suínos em terminação pode melhorar o desempenho e a qualidade da carne.

7 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A capsaicina, derivada de extratos de pimenta, está sendo utilizada em dietas para suínos por seus múltiplos benefícios, como melhorar a digestão de nutrientes, reduzir o acúmulo de gordura e melhorar as funções imunológicas e antioxidantes. Embora a capsaicina seja conhecida por melhorar a saúde intestinal e a secreção de enzimas digestivas, a investigação sobre o seu impacto na carcaça e na qualidade da carne suína é limitada. Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da adição de capsaicina às dietas de suínos desde a fase de crescimento até a fase de terminação no desempenho de crescimento e na qualidade da carne.

Métodos: Duas dietas experimentais foram oferecidas a 36 suínos mestiços castrados (35±0,1 kg de peso): dieta basal (0% capsaicina) e dieta basal com 0,02% de capsaicina. Cada grupo experimental consistiu de 18 suínos, com seis baias (três suínos por baia). Ao final, seis animais de peso médio foram selecionados para coleta de sangue para avaliação de nitrogênio ureico no sangue, contagem de leucócitos e imunoglobulina G total. Foram avaliados o pH e a cor do músculo longissimus, além de fatores de qualidade da carne como gotejamento e perdas no cozimento.

Resultados: A suplementação com 0,02% de capsaicina produziu uma diminuição no consumo médio diário de ração e no custo alimentar por ganho, ao mesmo tempo que aumentou o retorno do investimento e a eficiência alimentar durante o período de terminação. Nenhum efeito na taxa de crescimento foi observado. Os níveis de nitrogênio ureico no sangue e nas fezes tenderam a diminuir, enquanto os níveis de basófilos aumentaram com a suplementação de capsaicina. Além disso, a capsaicina reduziu a profundidade das criptas e tendeu a aumentar a proporção entre a altura das vilosidades e a profundidade das criptas no segmento do jejuno. A espessura da gordura dorsal também foi reduzida e o teor de proteína aumentou. Além disso, a utilização de capsaicina na dieta de suínos na terminação elevou o pH às 6 horas post-mortem e tendeu a melhorar a elasticidade da carne, ao mesmo tempo que aumentou a sua cor amarela.

Conclusão: Em resumo, a suplementação de capsaicina durante o período de crescimento reduziu o consumo de ração, mantendo as taxas de crescimento, resultando em melhor eficiência alimentar e custo de ração por ganho. Esta melhoria pode ser devida à melhoria da morfologia jejunal e dos perfis sanguíneos. Além disso, a suplementação de capsaicina reduziu o acúmulo de gordura na carcaça, aumentou o teor de proteína e elevou o pH da carne às 6 horas post-mortem. Em geral, a incorporação de capsaicina nas dietas de suínos durante a terminação melhora tanto o desempenho produtivo como a qualidade da carcaça.

Namted, S., Poungpong, K., & Bunchasak, C. (2024). Effects of dietary capsaicin supplementation on growth performance, blood profile and carcass and meat quality of finishing pigs. Animal bioscience, 10.5713/ab.23.0541. Advance online publication. https://doi.org/10.5713/ab.23.0541

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista