O desmame é um momento crítico para os leitões, muitas vezes resultando em perda de peso, diarreia e aumento da mortalidade devido a fatores como ambiente, sistema de alimentação e dieta. Os óleos essenciais são conhecidos pelos seus efeitos antimicrobianos e antioxidantes, que promovem a saúde animal, no entanto são rapidamente metabolizados no trato gastrointestinal superior, o que limita a sua eficácia no intestino. A microencapsulação oferece uma maneira eficaz de fornecer óleos essenciais ao intestino delgado. No entanto, a investigação sobre os efeitos dos óleos essenciais microencapsulados (MEOs) no crescimento e na saúde intestinal dos leitões desmamados é limitada. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito dos MEO no ganho de peso, consumo de ração, taxa de conversão, diarreia, estrutura intestinal e atividade antioxidante em leitões desmamados, com o objetivo de identificar novos aditivos alimentares para melhorar a saúde intestinal.
Métodos: Foram utilizados 120 leitões desmamados (aos 30 dias de idade) divididos em quatro grupos, cada um recebendo dieta básica (controle) ou a mesma dieta com diferentes doses de MEO (300, 500 ou 700 mg/kg por os grupos MEO baixo, médio e alto, respectivamente). Os leitões, aos 28 dias de idade, foram alimentados durante três dias, seguidos de um período experimental de 14 dias. No final do estudo, um leitão de cada baia foi selecionado aleatoriamente para amostragem. As amostras coletadas incluíram sangue e tecidos de órgãos vitais como coração, fígado, baço, rins, pâncreas e pulmões. Além disso, tecido e conteúdo intestinal foram coletados para posterior análise.
Resultados: A adição de MEO melhorou o ganho médio diário e o consumo de ração nos leitões, que também apresentaram menos diarreia em comparação com o grupo controle. A suplementação de MEO também influenciou positivamente a estrutura intestinal, aumentando a altura das vilosidades no jejuno e a relação altura das vilosidades-profundidade da cripta no duodeno, indicadores-chave da saúde intestinal. Além disso, os MEOs melhoraram a capacidade antioxidante do jejuno e a diversidade de bactérias intestinais benéficas. Curiosamente, apenas a dose mais elevada de MEO (MEO elevado) aumentou significativamente os níveis de ácido isobutírico no cólon, enquanto outros ácidos não foram afetados.
Conclusão: Os óleos essenciais microencapsulados parecem promover o crescimento, reduzir problemas digestivos e melhorar a saúde intestinal, tornando-os um complemento benéfico para leitões desmamados.
Chen K, Dai Z, Zhang Y, Wu S, Liu L, Wang K, Shen D, Li C. (2024). Effects of Microencapsulated Essential Oils on Growth and Intestinal Health in Weaned Piglets. Animals (Basel). 18;14(18):2705. doi: 10.3390/ani14182705