O objetivo deste estudo foi avaliar o consumo de água em leitões desmamados (desde o desmame até 6 semanas pós-desmame; 6,4 ± 1,07 a 22,0 ± 3,39 kg de peso vivo) usando um delineamento completamente em blocos randomizado para comparar dois tratamentos de tipo de bebedouro: chupeta x prato. Foi utilizado um total de 336 animais, alojados em 16 salas com 21 leitões por sala em 2 baias (8 baias por sala). As baias tinham piso de concreto totalmente ripado; com área de 0,32 m2/suíno e bebedouro e comedouro por baia. Os animais foram alimentados com dietas à base de milho e soja formuladas para atender ou exceder as necessidades nutricionais. Os leitões e comedouros foram pesados no início e no final do estudo. O consumo de água foi medido com um medidor de vazão instalado na tubulação de água que abastecia o bebedouro de cada baia.
Durante todo o período do estudo, o tipo de bebedouro não afetou o desempenho do crescimento; no entanto, o consumo médio diário de água foi maior em bebedores de chupeta do que em bebedores de prato (2,74 e 2,25 litros/dia, respectivamente; SEM = 0,139). A relação entre consumo de água x ração foi maior nos bebedores de chupeta em comparação com os bebedores de prato (5,23 vs. 4,22 litros/kg, respectivamente; SEM = 0,263).
Esses resultados sugerem que o consumo de água com bebedores de chupeta foi maior do que com bebedores de prato. A falta de efeito do tipo de bebedouro sobre o desempenho de crescimento dos suínos sugere que a diferença de tratamento no consumo de água foi provavelmente devido ao aumento do desperdício de água em bebedouros de prato e não um efeito sobre o consumo de água.
Vande Pol KD, Grohmann NS, Weber TE, Ritter MJ, Ellis M, Effect of drinker type on water disappearance of nursery pigs. Translational Animal Science. 2022; 6(1): txac014. https://doi.org/10.1093/tas/txac014