X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do tamanho da leitegada após adoções cruzadas na mortalidade pré-desmame e no crescimento dos leitões

Aumentar o tamanho da leitegada após adoções cruzadas em relação ao número de tetos funcionais na matriz aumentou a mortalidade pré-desmame dos leitões e tendeu a reduzir o peso ao desmame.

27 Junho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O tamanho da leitegada de matrizes comerciais aumentou consideravelmente nas últimas décadas e muitas vezes excede o número de tetas funcionais. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tamanho da leitegada após adoções cruzadas em relação ao número de tetos funcionais da matriz no crescimento e mortalidade pré-desmame dos leitões. Um total de 39 leitegadas (561 leitões) foi usado em blocos completamente casualizados; onde os fatores de bloqueio foram o dia do parto e o parto da fêmea, o escore de condição corporal e o número de tetos funcionais. Compararam-se três tratamentos de tamanho de leitegada (em relação ao número de tetos funcionais da matriz): Reduzido (menos dois leitões); Controle (mesmo número de leitões); Aumentado (mais dois leitões). Os leitões foram aleatoriamente designados para tratamento 24 h após o nascimento para formar leitegadas de tamanho adequado, com média e coeficiente de variação semelhantes de pesos ao nascer dentro do bloco. Peso ao desmame aos 19,5 ± 0,50 dias de idade e mortalidade pré-desmame (MPD) foram registrados. O tamanho da leitegada variou de 11 a 17 leitões, dependendo do bloco e tratamento.

O tratamento Reduzido apresentou menor MPD em relação ao tratamento Aumentado (7,7% e 17,9%, respectivamente); O controle foi intermediário (11,5%) e não diferiu dos demais tratamentos. A taxa de diminuição do tamanho da leitegada do nascimento ao desmame foi maior para o tratamento Aumentado do que para o tratamento Reduzido (-0,16 x -0,05 leitões por dia), sendo o Controle (-0,09 leitões por dia) intermediário e diferente dos demais dois tratamentos. O tamanho da leitegada ao desmame foi maior no tratamento Aumentado do que no tratamento Reduzido (13,3 e 11,3, respectivamente); o tratamento Controle foi intermediário (12,6) e não diferiu dos demais tratamentos. As probabilidades logarítmicas de MPD aumentaram com a diminuição do peso ao nascer, a uma taxa semelhante para todos os tratamentos de tamanho de leitegada. No entanto, a interseção foi maior para o tratamento Aumentado em relação ao Reduzido; o Controle foi intermediário e diferente dos outros dois tratamentos. O peso médio ao desmame tendeu a ser maior para o tratamento Reduzido (6,17 kg) em comparação com os tratamentos Controle e Aumentado (5,86 e 5,84 kg, respectivamente).

Em conclusão, aumentar o tamanho da leitegada após adoções cruzadas em relação ao número de tetos funcionais na matriz aumentou o MPD do leitão e tendeu a reduzir o peso ao desmame.

Vande Pol KD, Bautista RO, Olivo A, Harper H, Shull CM, Brown CB, Ellis M. Effect of rearing cross-fostered piglets in litters of differing size relative to sow functional teat number on preweaning growth and mortality. Translational Animal Science. 2021; 5(4): txab193. https://doi.org/10.1093/tas/txab193

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157228 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista