O tamanho das leitegadas aumentou substancialmente na produção comercial de suínos nos últimos anos; no entanto, em geral, o tamanho das maternidades não mudou durante o mesmo período de tempo.
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tamanho da baia de parto no crescimento e mortalidade de leitões antes do desmame. Diferenças de tamanho foram criadas variando a largura de baias de mesmo comprimento, aumentando assim a área disponível para os leitões. O estudo utilizou um total de 1.786 leitegadas em um delineamento de blocos completamente casualizado para comparar dois tratamentos de tamanho de parto: Padrão (1,52 m de largura da baia) e Aumentado (1,68 m de largura da baia). O tamanho das leitegadas foi igualado em todos os tratamentos (12,9 ± 1,95 leitões) às 24 horas após o nascimento por meio de adoções cruzadas. O peso da leitegada ao nascer e ao desmame (21,3 ± 2,08 d) e a mortalidade pré-desmame foram registrados. A unidade experimental foi a leitegada; os modelos para análise estatística incluíram o tamanho da baia de parto e a repetição.
O tamanho da baia de parto não teve efeito sobre o tamanho da leitegada ao nascer (12,8 e 13,0 para tamanho padrão e aumentado, respectivamente), após adoções cruzadas (12,9 para ambos os tratamentos) ou ao desmame (11,2 e 11,3, respectivamente). Não houve efeito do tamanho da baia de maternidade no peso total da leitegada ou no peso médio dos leitões ao nascer, após a adoção cruzada e ao desmame.
Esses resultados sugerem que aumentar a largura das baias de maternidade não traz nenhum benefício no desempenho dos leitões. Como o tamanho das leitegadas continua a aumentar na produção comercial de suínos, mais pesquisas são necessárias para reavaliar o impacto do tamanho da baia de parto na mortalidade pré-desmame.
Vande Pol KD, Laudwig AL, Gaines AM, Peterson BA, Shull CM, Ellis M. Effect of farrowing pen size on pre-weaning performance of piglets. Translational Animal Science. 2021; 5(3): txab123. https://doi.org/10.1093/tas/txab123