Este estudo avaliou o efeito do peso ao nascimento e ganho de peso na lactação sobre o ganho de peso diário de leitões durante a fase de creche (21-61 dias de idade). Leitões (n= 534), de 55 matrizes, foram pesados ao nascer, ao desmame e ao final da fase de transição. Os dados foram analisados de acordo com um delineamento experimental inteiramente casualizado, com três classes de peso ao nascer (PN) e duas classes de ganho de peso à lactação (GPL).
Os leitões de alto peso corporal e baixo GPL eram 0,2 kg mais leves ao desmame do que os leitões de baixo peso corporal e alto GPL. No entanto, ao final da transição, essa situação se inverteu, pois os leitões de alto PN e baixo GPL pesaram 2,20 kg a mais. Leitões de baixo peso corporal e alto GPL tiveram maiores pesos ao desmame e no final da transição em comparação com leitões de baixo peso corporal e baixo GPL. Ao mesmo tempo, leitões com PN intermediário e alto e GPL baixo e alto apresentaram diferenças de peso ao desmame, mas não ao final da transição.
Em conclusão, leitões com 1,25 a 2,30 kg de PV e baixo GPL apresentaram crescimento compensatório parcial durante a fase de transição.
Surek D, Almeida LM, Panisson JC, Krabbe EL, Oliveira SG, Alberton GC, Maiorka A. Impact of birth weight and daily weight gain during suckling on the weight gain of weaning piglets. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. 2019; 71(6): 2034-2040. https://doi.org/10.1590/1678-4162-10786