Os leitões nascem molhados e a evaporação dessa umidade diminui a temperatura corporal, o que aumenta o risco de mortalidade.
Métodos: O objetivo deste estudo foi comparar o efeito de dois métodos comercialmente aplicáveis de secagem de leitões ao nascer sobre a temperatura retal dos leitões durante as 24 horas seguintes ao nascimento. O estudo foi realizado em maternidades comerciais padrão com 52 leitegadas, em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos de secagem: Controle (sem secagem); Dessecante (seco ao nascimento com dessecante à base de celulose); Papel absorvente (seco ao nascer com papel absorvente). As leitegadas foram distribuídas aleatoriamente aos tratamentos no nascimento do primeiro leitão. Ao nascimento, os leitões foram identificados individualmente e o tratamento foi aplicado. A temperatura retal foi medida aos 0, 10, 20, 30, 45, 60, 120 e 1.440 minutos (24 horas) após o nascimento. Os dados foram analisados utilizando um modelo de medidas repetidas com PROC MIXED do SAS, tendo a leitegada como unidade experimental e o leitão como subamostra. O modelo incluiu os efeitos fixos de tratamento e tempo (como medida repetida) e a interação.
Resultados: Não houve efeito do tratamento na temperatura ao nascimento, nem aos 10 ou 1.440 minutos após o nascimento. As temperaturas dos leitões entre 20 e 120 minutos após o nascimento foram semelhantes para os tratamentos Dessecante e Papel Absorvente, mas foram superiores em comparação com o Controle. O efeito do peso ao nascer na resposta ao tratamento de secagem foi avaliado dividindo os dados em categorias de peso ao nascer dos leitões (Leve <1,0 kg; Médio 1,0 a 1,5 kg; Pesado >1,5 kg). Os dados da temperatura retal dos leitões em cada momento de medição foram analisados utilizando um modelo que incluía os efeitos fixos da categoria de peso ao nascer, tratamento de secagem e interação. As temperaturas dos leitões leves foram inferiores às dos leitões pesados entre 20 e 120 minutos após o nascimento, sendo as dos leitões médios intermédias e geralmente diferentes das das outras duas categorias de peso nestes momentos. A diferença de temperatura entre leitões leves em comparação com leitões médios ou pesados foi maior para o Controle do que para os outros dois tratamentos de secagem aos 60 minutos após o nascimento.
Conclusão: Estes resultados sugerem que a secagem dos leitões ao nascimento é um método eficaz para reduzir a queda da temperatura retal no período pós-natal precoce, especialmente para leitões com baixo peso ao nascer.
Vande Pol KD, Tolosa AF, Shull CM, Brown CB, Alencar SAS, Ellis M. Effect of method of drying piglets at birth on rectal temperature over the first 24 h after birth. Translational Animal Science. 2020; 4(4): txaa183. https://doi.org/10.1093/tas/txaa183