X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Linhagens paternas e dietas à base de subprodutos: efeitos no desempenho e na qualidade da carne em suínos

A inclusão de subprodutos na dieta não afeta o desempenho de suínos com diferentes capacidades de consumo de ração.

7 Janeiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção suína tem se concentrado na maximização do desempenho, selecionando o máximo crescimento muscular e alimentando dietas que permitem aos animais expressar seu potencial genético. No entanto, não está claro se esta seleção para deposição muscular afetou a capacidade dos suínos em lidar com dietas baseadas em subprodutos, que dependem da gordura como principal fonte de energia, em vez de amidos e açúcares. O objetivo deste estudo foi investigar se diferentes tipos de machos afetam a maneira como seus descendentes lidam com ingredientes alternativos na dieta, com uma possível necessidade de adaptação dos sistemas de produção.

Métodos: Foram utilizados dois tipos de machos da linha paterna Pietran com base em alto ou baixo valor genético para consumo diário de ração. Quando seus filhotes atingiram 14 semanas de idade, duas estratégias alimentares foram comparadas: uma dieta controle versus uma dieta baseada em subprodutos, rica em gordura e fibras. A dieta controle baseou-se principalmente em cereais (milho, trigo, cevada) e farinha de soja. A dieta rica em gordura e fibra foi formulada com os mesmos níveis de energia líquida, proteína bruta e aminoácidos digestíveis sem grãos ou farinha de soja. No total, 192 animais foram incluídos no estudo (48 animais/tipo de macho/dieta) e foram comparados desempenho, digestibilidade, qualidade de carcaça e carne.

Resultados: Nenhum dos parâmetros mostrou uma interação significativa entre o tipo de macho e a dieta, sugerindo que a mudança para dietas menos propensas à competição alimentar é igualmente viável em diferentes tipos de suínos. O tipo de macho afetou o desempenho, a qualidade da carcaça e o teor de gordura intramuscular. Os animais com alto consumo de ração apresentaram maior consumo diário de ração e maior ganho diário, sem diferenças significativas na taxa de conversão, menor qualidade de carcaça e maior teor de gordura intramuscular. Em ambos os tipos de machos, os suínos alimentados com a dieta controle obtiveram melhores resultados, com maior ganho diário, consumo diário de ração e rendimento de carcaça e melhor digestibilidade, mas sem diferenças na taxa de conversão ou qualidade da carne.

Conclusão: Não há evidências de que suínos com diferentes capacidades de consumo de ração se adaptem de forma diferente a uma dieta rica em gordura e fibra, baseada em subprodutos. Diferentes tipos de suínos podem adaptar-se bem a dietas menos propensas à competição alimentar.

Kowalski, E., Aluwé, M., Ampe, B., Janssens, S., Buys, N., De Smet, S., & Millet, S. (2024). Effect of sire type and a by-product based diet on performance and meat quality in growing-finishing pigs. animal, 18(3), 101106. https://doi.org/10.1016/j.animal.2024.101106

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista