X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do formato da ração e do tamanho das partículas no desempenho de crescimento, digestibilidade de nutrientes e características de carcaça em suínos de terminação

A moagem fina e a peletização podem melhorar a eficiência alimentar sem afetar a digestibilidade e as características da carcaça em suínos de terminação.

28 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As propriedades físicas da ração são fatores importantes na determinação do desempenho animal. A redução do tamanho das partículas pode aumentar a área de superfície para a digestão enzimática, levando a efeitos positivos na digestibilidade dos nutrientes. No entanto, essas variações na ração podem aumentar o custo de produção e reduzir a eficiência da ração. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do processamento da ração e do tamanho das partículas no desempenho de crescimento, digestibilidade de nutrientes, características de carcaça e saúde gástrica em suínos de terminação, para obter mais informações sobre a forma ideal de alimentação na produção de suínos.

Para tanto, um total de 360 ​​leitões (22,6 ± 0,01 kg de peso inicial) foram distribuídos em 1 de 6 tratamentos, com 6 baias por peso e sexo e 10 leitões por baia, em delineamento em blocos inteiramente casualizados. O peso e o consumo de ração foram registrados para calcular o desempenho de crescimento. Para o ensaio de digestibilidade, um total de 24 suínos castrados com peso inicial de 33,65±0,372 kg foram divididos em 6 tratamentos com delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos dietéticos foram realizados em esquema fatorial 2 x 3 baseado em dois fatores principais: o tamanho das partículas (600, 750, 900 μm) e a forma da ração (triturada e peletizada). As dietas experimentais foram formuladas seguindo as exigências do NRC (2012).

Como resultado, o peso médio diário e o ganho não foram modificados pelos tratamentos dietéticos, e o consumo de ração dos suínos de terminação (semanas 6 a 12) aumentou quando os animais foram alimentados com dieta à base de farelo. Ao longo do período, a eficiência alimentar melhorou com a dieta peletizada e reduziu o tamanho das partículas. A dieta peletizada teve efeitos no aumento da digestibilidade da gordura bruta em comparação com a dieta triturada, mas não houve alterações significativas na digestibilidade da matéria seca e da proteína bruta com os tratamentos dietéticos. Na avaliação da saúde gástrica, observou-se uma tendência de maior incidência de queratinização na região esofágica à medida que o tamanho das partículas diminuía.

A eficiência alimentar pode ser melhorada com uma dieta peletizada e tamanho de partícula reduzido. A digestibilidade dos nutrientes, as características da carcaça e a saúde gástrica não foram afetadas pelo formato da ração e tamanho das partículas entre 600 e 900 μm.

Jo YY, Choi MJ, Chung WL, Hong JS, Lim JS, Kim YY. Effects of feed form and particle size on growth performance, nutrient digestibility, carcass characteristics, and gastric health in growing-finishing pigs. Animal Bioscience. 2021; 34(6): 1061. https://doi.org/10.5713/ab.20.0777

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista