O ácido butírico (C4:0) é um ácido graxo de cadeia curta produzido naturalmente por fermentação microbiana no intestino grosso dos animais. Está relacionado a uma melhoria no rendimento dos animais, pois inibe a colonização e proliferação de microrganismos patogênicos e melhora a integridade da mucosa intestinal. No entanto, devido às suas características, sua inclusão na dieta de suínos é realizada como butirato, sendo o butirato de sódio a forma mais utilizada.
O objetivo do presente estudo foi avaliar a suplementação dietética de butirato de sódio em porcas de paridade mista durante a lactação quanto ao desempenho reprodutivo, composição do leite e desempenho da leitegada.
Para tanto, foram distribuídas 192 reprodutoras em desenho inteiramente ao acaso, em esquema factorial 4 × 4, considerando 4 dietas experimentais e 4 grupos de ordem de paridade (1ª, 2ª, 3ª e 4ª, 5ª a 7ª), um total de 16 tratamentos com 12 repetições cada, considerando cada porca e sua letegada como uma unidade experimental. As dietas experimentais consistiram em dieta sem butirato de sódio (1), dieta com 0,1% de butirato de sódio revestido (2) e 0,2% de butirato de sódio revestido (3) e dieta com 0,066% de butirato de sódio não revestido ( 4).
Como resultado, a suplementação alimentar com butirato de sódio não influenciou o desempenho reprodutivo das porcas e o desempenho produtivo dos leitões durante a lactação. No entanto, houve um efeito do número de partos, no peso corporal ao parto e ao desmame, sobre o consumo médio diário de ração e sobre a produção diária média de leite das porcas, com porcas da paridade 5 a 7 com o melhor rendimento produtivo. Resultados semelhantes foram observados para o peso da leitegada 48 horas após o parto e ao desmame e para o ganho diário de peso da leitegada. Além disso, houve interação entre suplementação de butirato de sódio e paridade nos ácidos caprílico, mirístico e araquidônico no leite das porcas. O ácido butírico no leite foi influenciado pela suplementação alimentar de butirato de sódio e paridade.
Concluiu-se que a suplementação dietética de butirato de sódio revestido e não revestido em porcas em lactação modificou o perfil de ácidos graxos do leite, mas não afetou o desempenho das porcas ou o desempenho de sua progênie durante a lactação. Além disso, porcas do quinto ao sétimo parto apresentaram melhor rendimento produtivo e uma leitegada mais pesada às 48 horas após o parto e ao desmame em comparação com as porcas primíparas.
Vieira, E. H. M., Watanabe, P. H., Andrade, T. S., Araújo, G. G. A., Silva, B. A. N., Pinheiro, R. R. S., & Mendonça, I. B. (2020). Dietary supplementation of sodium butyrate for mixed-parity sows during lactation. Livestock Science, 103915.https://doi.org/10.1016/j.livsci.2020.103915