X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do ácido benzoico na qualidade microbiana de dietas líquidas e no crescimento de suínos de engorda

A inclusão de ácido benzoico pode estabilizar o pH de dietas líquidas, mas não melhora a taxa de conversão ou o crescimento dos suínos.

7 Janeiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ácido benzoico (AB) é usado há muito tempo como conservante de alimentos por seus efeitos antibacterianos e antifúngicos. A suplementação em dietas para suínos também demonstrou inibir a degradação microbiana de aminoácidos livres e controlar o crescimento de leveduras em dietas líquidas fermentadas. No entanto, embora o AB tenha sido autorizado como um aditivo alimentar em dietas de suínos de engorda em níveis de inclusão de 0,5% a 1%, os efeitos dessa inclusão sobre o qualidade da alimentação e crescimento dos suínos ainda não foram analisados. O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito de quatro níveis de inclusão de AB (0 kg/t, 2,5 kg/t, 5 kg/t e 10 kg/t) na qualidade microbiana da dieta líquida e no crescimento de suínos de engorda. Foi hipotetizado que AB teria um efeito antimicrobiano na dieta líquida, limitando a fermentação espontânea e melhorando a qualidade microbiana. Também foi sugerido que aumentar a inclusão de AB na dieta melhoraria o crescimento e a eficiência em suínos de engorda alimentados com dietas líquidas. Duzentos e dezesseis suínos, com peso inicial de 30,0 kg (± 7,43 DP), foram atribuídos a um dos quatro tratamentos: (1) Dieta basal + 0 kg/t AB (0 kg/t AB), (2) Dieta basal + 2,5 kg/t AB (2,5 kg/t AB), (3) Dieta basal + 5 kg/t AB (5 kg/t AB), (4) Dieta basal + 10 kg/t AB (10 kg/t AB).

Como resultado, com relação à qualidade microbiana da dieta líquida, as contagens de bactérias do ácido láctico (BAL) no tanque de mistura foram semelhantes em todos os tratamentos, mas foram menores nos comedouros para a dieta suplementada com 10 kg/t AB em comparação com o resto dos tratamentos. O pH de 10 kg/t de AB também foi menor em relação aos outros três tratamentos. A inclusão do AB na dieta não afetou o ganho médio diário, o consumo médio diário, o índice de conversão, o peso vivo final, o peso da carcaça ou a qualidade da carcaça.

Em conclusão, AB pode limitar o crescimento de BAL em dietas líquidas e estabilizar o pH. No entanto, sua inclusão na dieta não melhora o desempenho de crescimento ou a qualidade da carcaça em suínos de engorda.

O’Meara FM, Gardiner GE, O’Doherty JV, Lawlor PG. Effect of dietary inclusion of benzoic acid (VevoVitall®) on the microbial quality of liquid feed and the growth and carcass quality of grow-finisher pigs. Livestock Science. 2020: 104043. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2020.104043

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157235 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista