O crescimento da população mundial está provocando um aumento na demanda por alimentos de origem animal. Para o futuro do planeta e a sustentabilidade da indústria alimentar, algumas questões importantes precisam de ser abordadas. A resistência antimicrobiana é uma grande preocupação global, causando milhares de mortes todos os anos, e a pecuária pode contribuir para a sua propagação. O objetivo do seguinte estudo foi avaliar a suplementação dietética com tributirina como aditivo funcional alternativo aos antibióticos sobre o desempenho, saúde, metabolitos séricos e microbiota intestinal em leitões desmamados. Cento e vinte leitões foram distribuídos em dois grupos experimentais (10 animais/baia; 6 baias/grupo) alimentados com dieta comercial no grupo controle e dieta comercial suplementada com tributirina 0,2% no grupo tratamento por 40 dias. O peso e o resíduo alimentar foram medidos nos dias 0, 14, 28 e 40 para cálculo do desempenho zootécnico. Foram coletadas amostras de sangue e fezes para avaliar os principais metabólitos séricos e a concentração de ácidos graxos voláteis nas fezes, bem como a microbiota fecal, por amplificação e sequenciamento do gene 16S rRNA.
A suplementação com tributirina aumentou significativamente o peso após 40 dias de teste (20,10±1,04 kg no grupo controle e 23,20±1,04 kg no grupo tratamento). As concentrações de albumina e glicose foram maiores no grupo de tratamento em comparação ao grupo controle. O perfil de ácidos graxos voláteis nas amostras fecais apresentou maiores concentrações de isobutirato, indicando maior catabolismo das proteínas da dieta pelas bactérias. O índice de diversidade beta mostrou uma diferença significativa após 40 dias de testes, com agrupamentos claramente separados observados nos grupos controle e de tratamento. A predição do perfil funcional da microbiota mostrou maior potencial de metabolismo energético no grupo de tratamento.
A suplementação com tributirina pode ser considerada um aditivo funcional valioso para melhorar o desempenho, o estado metabólico e a modulação da microbiota intestinal em leitões desmamados.