X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com extrato de alho sobre o desempenho na microbiota intestinal de suínos em crescimento

Suplementação com extrato de Allium spp. nas dietas de terminação pode melhorar a microbiota intestinal dos suínos.

1 Julho 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O crescente interesse em fitogênicos para uso em animais, especialmente em suínos e aves, é principalmente devido às suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, promotoras de crescimento e moduladoras da microbiota intestinal, que os tornam candidatos ideais para mitigar os efeitos negativos dos antibióticos promotores do crescimento na União Europeia. O objetivo do presente estudo foi determinar se o extrato de Allium spp. (alho), um dos fitogênicos mais usados ​​na alimentação de suínos, melhora o desempenho do crescimento, afeta a microbiota fecal, os níveis de ácidos graxos de cadeia curta ou a capacidade antioxidante.

Para isso, cinquenta suínos machos em crescimento, com peso médio de 23,07 ± 2,87 kg, foram distribuídos aleatoriamente em dois tratamentos em um ensaio de 103 dias. O ensaio foi dividido em dois períodos, uma primeira fase de 56 dias e uma segunda fase de 47 dias. Dois tratamentos dietéticos foram utilizados para cada fase (primeira e segunda fase de engorda): uma dieta controle (CON) e uma dieta experimental que consistiu na dieta controle suplementada com 5 g / kg de extrato de Allium spp. para substituir a sepiolita (GAR). Ao longo do estudo, o peso corporal, o ganho médio diário (GMD), o consumo de ração e o índice de conversão foram medidos, enquanto a espessura de toucinho e a profundidade do músculo foram determinadas no final do estudo. Além disso, amostras fecais foram coletadas para contagens bacterianas por PCR em tempo real e perfis de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), e soro e saliva foram analisados ​​quanto à capacidade antioxidante.

Nos animais que receberam extrato de de alho (5 g / kg) na ração, o GMD aumentou ao longo do ensaio, as contagens fecais de Salmonella spp. e Clostridium spp. diminuíram no dia 56 e, no dia 103, as contagens de Salmonella spp., Clostridium spp. e Enterobacteriaceae também diminuíram mas a de Lactobacillus spp. aumentaram. Em relação ao perfil de AGCC nas fezes e à capacidade antioxidante medida no soro e saliva, a suplementação com extrato de alho aumentou significativamente os níveis de ácido propiônico, isobutírico e isovalérico e a porcentagem do total de ácidos graxos ramificados.

Consequentemente, com base nos resultados, o extrato de Allium spp., rico em compostos organosulfurados, adicionado à dieta na proporção de 5 g / kg, teve efeito benéfico sobre a microbiota e pode ser uma possível alternativa para aumentar o desempenho de crescimento em suínos em crescimento.

Sánchez CJ, Martínez-Miró S, Ariza JJ, Madrid J, Orengo J, Aguinaga MA, Baños A, Hernández F. Effect of Alliaceae extract supplementation on performance and intestinal microbiota of growing-finishing pig.  Animals. 2020; 10(9): 1557. https://doi.org/10.3390/ani10091557

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153809 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista