Na produção de suínos, a formulação da dieta é um dos fatores mais importantes que afetam o desempenho dos suínos na terminação. Nos últimos anos, os preços das principais matérias-primas para a alimentação animal registaram um aumento a longo prazo. Consequentemente, matérias-primas fibrosas, como cereais, tubérculos e subprodutos agrícolas, são amplamente utilizadas como ingredientes alternativos. A fibra alimentar constitui um conjunto complexo de compostos derivados principalmente das paredes celulares vegetais, como celulose, hemicelulose, pectina, gomas, fitato, proteínas e compostos fenólicos. A fibra alimentar pode ser classificada em fibra alimentar solúvel e fibra alimentar insolúvel, ou fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido.
Métodos: O objetivo deste estudo foi revelar os efeitos e o mecanismo regulatório da FDN dietética no desempenho dos suínos através de análise multiômica. Para tanto, 108 suínos de terminação machos mestiços castrados foram distribuídos aleatoriamente em três dietas contendo 14% de FDN, 16% de FDN ou 18% de FDN. Ao longo do ensaio, foram registrados dados de desempenho e coletadas amostras para determinar as características da carcaça e a qualidade da carne.
Resultados: Os resultados mostraram que 16% de FDN na dieta melhorou significativamente a qualidade da carne, aumentou o teor de aminoácidos do sabor e reduziu a espessura da gordura dorsal e a taxa de conversão. O sequenciamento do 16S rDNA mostrou que 16% de FDN na dieta aumentou significativamente a abundância de Akkermansia, Lachnoclostridium e Ruminococcus. A análise da transcrição mostrou que os genes relacionados ao desenvolvimento muscular e ao metabolismo lipídico foram significativamente modificados. A análise metabolômica mostrou que 16% de FDN na dieta aumentou significativamente os metabólitos relacionados aos aminoácidos e ácidos graxos. A análise de correlação sugeriu que o tratamento com 16% de FDN na dieta pode alterar a microbiota e os metabólitos intestinais, regular a expressão de genes relacionados ao metabolismo de lipídios e aminoácidos e, em última análise, afetar o sabor e o desempenho dos suínos.
Conclusão: Este estudo proporciona uma nova compreensão sobre o efeito e mecanismo regulador da suplementação com fibra em detergente neutro em suínos na terminação e uma referência relevante para a melhoria da formulação da dieta.
Lu S, Xu Y, Song X, Li J, Jiang J, Qin C, Wu K, Cui K, Liu Y, Liu Q, Shen S, Li Z. Multi-omics reveal the effects and regulatory mechanism of dietary neutral detergent fiber supplementation on carcass characteristics, amino acid profiles, and meat quality of finishing pigs. Food Chemistry. 2024: 138765. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2024.138765