X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeito da concentração de espermática na morfologia dos espermatozoides

As características do sêmen, a frequência dos defeitos, o tamanho e a forma dos espermatozoides dependem da concentração espermática.

31 Março 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O objetivo do estudo foi determinar se a qualidade do sêmen, a frequência de defeitos espermáticos e o tamanho e forma dos espermatozoides dependem da concentração espermática nos ejaculados de machos Large White e Landrace. Um total de 648 ejaculados de 31 e 30 machos Large White e Landrace, respectivamente, foram coletados e divididos em três grupos de acordo com os critérios de concentração espermática. As características físicas de todos os ejaculados foram determinadas e um exame morfológico e morfométrico dos espermatozoides foi realizado.

As características dos ejaculados, a frequência dos defeitos, o tamanho e a forma dos espermatozoides mostraram depender da concentração espermática. Os ejaculados com alta concentração espermática contêm um grande número de espermatozoides, mas têm menos volume do que os ejaculados com menor concentração. Os espermatozoides de ejaculados com concentrações espermáticas mais baixas são maiores do que os espermatozoides de ejaculados com concentrações intermediárias e altas. Isso se manifesta devido a uma área e perímetro maiores da cabeça e em um comprimento total maior do espermatozoide. A relação das características do ejaculado e do tamanho e forma do espermatozoide com a concentração espermática é influenciada pela raça. Nos ejaculados de machos Landrace, essas relações são mais marcantes do que em machos Large White. Um aumento na concentração espermática reduz a incidência do defeito "Dag" (alteração da peça intermediária), mas promove a incidência de espermatozoides com gota citoplasmática proximal, pseudogota ou gota citoplasmática distal.

Kondracki S, Górski K, Iwanina M. Impact of sperm concentration on sperm morphology of large white and landrace boars. Livestock Science. 2020; 241: 104214. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2020.104214

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153729 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista