X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com arazima e carboidrolases na emissão de odores e no microbioma intestinal em suínos

A suplementação alimentar com arazima e carboidrolases controla eficazmente as emissões de gases nocivos e melhora a saúde e a qualidade da carne em suínos de terminação.

31 Outubro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As emissões de gases com efeito de estufa e a deposição de amoníaco proveniente da respiração animal e do dejeto suscitaram preocupações em todo o mundo. A enzima arazima é uma metaloprotease exógena que pode apresentar importantes efeitos enzimáticos na alimentação, reduzindo a viscosidade e a concentração de amônia do conteúdo intestinal. Este estudo avaliou os efeitos da suplementação alimentar com arazima e carbohidrolases derivadas de simbiontes associados ao intestino de invertebrados nas emissões de gases nocivos, na microbiota intestinal e nas interações hospedeiro-microbioma em suínos.

Métodos: 270 e 260 suínos de terminação foram distribuídos nos grupos controle e tratamento, respectivamente. Os aditivos alimentares no ensaio continham uma mistura de arazima (2.500.000 unidades/kg) e enzimas sinérgicas, xilanase (200.000 unidades/kg) e mananase (200.000 unidades/kg), derivadas de simbiontes associados ao intestino de insetos em uma proporção de 7,5:1. :1. O grupo controle foi alimentado com dieta basal e o grupo de tratamento com dieta basal suplementada com 0,1% da mistura enzimática (v/v) por 2 meses. As emissões de odores foram controladas no ar ventilado dos edifícios analisados. Amostras fecais foram coletadas da placa de aço sob a gaiola no final do experimento para determinar a composição química, emissões de odores e comunidades bacterianas.

Resultados: Uma diminuição significativa na concentração de NH3 (22,5 vs. 11,2 ppm), H2S (7,35 vs. 3,74 ppm), trimetilamina (0,066 vs. 0,001 ppm) e p-cresol (0,004 ppm versus 0 ppm) aos 56 dias em o grupo de tratamento em comparação com o grupo de controle. Além disso, os resultados da análise fecal mostraram que a suplementação com enzimas exógenas causou redução no teor de ácidos graxos voláteis e indol em aproximadamente 60% e 72,7%, respectivamente. O resultado da análise das emissões de gases mostrou que o NH3 (9,9 vs. 5,3 ppm) e o H2S (5,8 vs. 4,1 ppm) foram significativamente reduzidos no grupo de tratamento em comparação com o grupo de controle. A microbiota intestinal do grupo de tratamento diferiu significativamente daquela do grupo de controle, e o grupo de tratamento alterou as vias metabólicas previstas, incluindo o metabolismo relacionado ao enxofre e ao nitrogênio e a degradação da ureia.

Conclusão: Os resultados demonstraram que a suplementação alimentar com arazima e carboidrolases controla eficazmente as emissões de gases nocivos e melhora a saúde e a qualidade da carne dos suínos.

Kim JH, Ko GP, Son KH, Ku BH, Bang MA, Kang MJ, Park HY. Arazyme in combination with dietary carbohydrolases influences odor emission and gut microbiome in growing-finishing pigs. Science of The Total Environment. 2022; 848: 157735. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2022.157735

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista