A peste suína clássica (PSC) é uma doença viral altamente contagiosa, devastadora e transfronteiriça que afeta a indústria suína global. A imunização com vacinas é uma das estratégias mais eficazes para o controle dessa doença. No entanto, mudanças na antigenicidade e patogenicidade de cepas de vírus em evolução recente têm o potencial de evitar o efeito da vacinação. Neste estudo, 352 amostras foram coletadas de suínos apresentando febre, sangramento, letargia e diarreia em diferentes granjas localizadas em 9 províncias do Vietnã.
O vírus da PSC foi identificado até mesmo em granjas vacinadas contra a doença. Várias granjas tinham suínos co-infectados com o vírus da PSC e outros patógenos. Cópias do gene E2 de 21 amostras foram isoladas, clonadas, sequenciadas, analisadas e comparadas com cópias E2 de quatro cepas vacinais. Um total de 42 substituições de aminoácidos foram identificadas nesta glicoproteína, incluindo 11 posições que afetam as propriedades antigênicas de E2 e 7 posições que estão associadas a epítopos neutralizantes. A glicoproteína E2 das cepas do vírus CSF que circulam no Vietnã e as cepas vacinais diferem em sua antigenicidade.
Essas descobertas fornecem informações sobre as características moleculares, diversidade genética, patogenicidade, antigenicidade e evolução das cepas do vírus da PSC no Vietnã. Compreender a patogenicidade, antigenicidade e evolução das cepas circulantes do vírus da Peste Suína Clássica fornecerá caminhos para o desenvolvimento de novas vacinas e abordagens para controlar esta doença.
Nguyen NH, Nguyen PBT, Nguyen TQ, Do DT, Nguyen MDT, Nguyen MN. Genotypic diversity of CSFV field strains: A silent risk reduces vaccination efficacy of CSFV vaccines in Vietnam. Virology. 2022; 571: 39-45. https://doi.org/10.1016/j.virol.2022.04.002.