O estado fisiológico da matriz afeta a digestibilidade total padronizada (STTD) de cálcio (Ca), retenção de Ca e fósforo (P) e a eficácia da fitase para liberar Ca e P. No entanto, as variações de esses parâmetros não foram estudados durante toda a gestação. O presente estudo foi conduzido para testar a hipótese de que o Ca STTD, a retenção de Ca e P, e a resposta da fitase microbiana no Ca STTD e a digestibilidade total aparente do P (ATTD) em dietas de matrizes prenhes são constantes ao longo da gestação. Trinta e seis fêmeas prenhes (paridade = 3,3 ± 1,5; dias de gestação = 7 d) foram distribuídas para 4 dietas em esquema fatorial (2x2) com 0 ou 500 unidades de fitase microbiana por quilograma e com ou sem carbonato de cálcio (dieta sem CA). As porcas foram alimentadas com as dietas experimentais e alojadas em gaiolas de metabolismo apenas dos dias 7 ao 20 (início da gestação), dias 49 a 62 (meio da gestação) e novamente dos dias 91 ao 104 (final da gestação).
Os resultados não foram influenciados pela interação entre o estágio de gestação e a fitase dietética. A perda basal de Ca endógeno foi maior em matrizes no início da gestação do que no meio para o final da gestação, mas a suplementação de fitase microbiana na dieta sem Ca reduziu a perda basal de Ca endógeno e tendeu a aumentar ATTD de P. A suplementação de fitase microbiana não afetou a matéria seca ATTD , Ca STTD, retenção de Ca, P ATTD ou retenção de P em porcas alimentadas com dietas contendo carbonato de cálcio. A ATTD de matéria seca não foi afetada pelo estágio de gestação, mas a retenção de Ca ATTD, P ATTD e Ca foram menores no meio da gestação, seguida por gestação precoce e tardia, respectivamente, e o Ca STTD no meio da gestação também foi reduzido em comparação com o início e o final da gestação, respectivamente. gestação tardia. A retenção de P foi maior no final da gestação em relação aos estágios iniciais.
Na conclusão, a retenção de Ca foi menos negativa e P ATTD tendeu a aumentar com a suplementação de fitase microbiana na dieta isenta de Ca, independentemente do estágio de gestação. A perda endógena basal, o STTD de Ca, o ATTD de P e a retenção de Ca e P em matrizes gestantes mudam durante a gestação, observando-se uma maior digestibilidade na última etapa.
Lee SA, Lagos LV, Walk CL, Stein HH. Basal endogenous loss, standardized total tract digestibility of calcium in calcium carbonate, and retention of calcium in gestating sows change during gestation, but microbial phytase reduces basal endogenous loss of calcium. Journal of Animal Science. 2019; 97(4): 1712-1721. https://doi.org/10.1093/jas/skz048