O dano por peroxidação induz lesões subletais no sêmen de suínos durante o processo de armazenamento. A taurina demonstrou proteger eficazmente as células de lesões induzidas por oxidantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de taurina (0,5, 1, 5 e 10 mmol/L) no diluente Modena sobre a qualidade do sêmen suíno durante o armazenamento a 17 ° C. Os ejaculados foram coletados de suínos Duroc sexualmente maduros e armazenados em diluentes Modena com diferentes concentrações de taurina. A motilidade espermática, a integridade da membrana plasmática, a integridade acrossomal, a capacidade antioxidante total (T-AOC) e o conteúdo de malondialdeído (MDA) foram examinados a cada 24 horas.
O diluente Modena contendo taurina suprimiu a redução na qualidade do sêmen durante o armazenamento em comparação com o grupo de controle. Após 5 dias de armazenamento, a adição de taurina a 5 mmol/L teve o efeito ótimo no tempo de sobrevivência, bem como na manutenção da motilidade, integridade da membrana plasmática, integridade acrossomal, atividade T Conteúdo -AOC e MDA.
Esses resultados sugerem que a adição adequada de taurina ao diluente pode melhorar o sistema de produção de suínos por inseminação artificial, suprimindo os danos do sêmen e subsequente disfunção durante o armazenamento.
Li H, Zhang X, Fang Q, Liu Q, Du R, Yang G, Wang L, Hu J. Supplemental effect of different levels of taurine in Modena on boar semen quality during liquid preservation at 17°C. Animal Science Journal. 2017; 88(11): 1692-1699. https://doi.org/10.1111/asj.12865