A implementação do bem-estar animal na indústria suína está se tornando uma tendência global, e o bem-estar pode ser melhorado através do manejo animal. Nos sistemas de produção modernos e intensivos, tornou-se importante encontrar um equilíbrio razoável entre a densidade animal e a produtividade. A detecção simultânea de parâmetros fisiológicos e comportamentais é útil quando se consideram os níveis de bem-estar para a densidade. O objetivo deste estudo foi confirmar o efeito da densidade animal através da ligação do transcriptoma.
Métodos: Foi realizada uma comparação de três grupos de acordo com a densidade animal (baixa densidade, oito suínos e 1,0 m2 por cabeça; densidade normal, oito suínos e 0,8 m2 por cabeça; e alta densidade, oito suínos e 0,6 m2 por cabeça) e suas alterações transcriptômicas foram observadas pelo método RNA-Seq. Genes expressos diferencialmente foram identificados para cada grupo de comparação (baixa densidade x densidade normal, 95 genes regulados positivamente e 112 genes regulados negativamente; alta densidade x densidade normal, 133 genes regulados positivamente e 217 genes regulados negativamente; e alta densidade x baixa densidade, 245 genes regulados positivamente e 237 genes regulados negativamente). Mecanismos biológicos de acordo com a densidade animal foram identificados por anotação funcional.

Resultados: A diferenciação de células T e a via imunológica da doença enriquecida no grupo de alta densidade causaram desequilíbrio imunológico através da sinalização desregulada das células T. Além disso, o estresse oxidativo, juntamente com o dano ao DNA, pode levar a uma alta suscetibilidade a doenças. O estudo confirmou os mecanismos biológicos através de padrões de expressão imunológica de acordo com a densidade animal.
Conclusão: Espera-se que os resultados do estudo forneçam uma visão abrangente das estratégias sistemáticas de manejo, considerando a densidade animal e os biomarcadores para uso na avaliação do bem-estar.
Seok-Won Lim, Jung Hwan Jeon, Byeonghwi Lim, Min-Jae Jang, Doo-Hwan Kim, Chan Ho Kim, Jun-Mo Kim. Blood transcriptomic differences in the immune response under stressful environmental according to stocking density in pigs. Journal of Animal Science. 2023;101: skad336, https://doi.org/10.1093/jas/skad336