O canibalismo da cauda é o maior problema econômico e de bem-estar para os produtores intensivos de suínos em todo o mundo. A posição baixa da cauda é um sinal de alerta precoce que pode reduzir a imprevisibilidade do problema. Usando uma abordagem de agricultura de precisão, câmeras 3D, que processavam os dados com algoritmos das imagens computadorizadas foram usadas para automatizar a medição da posição das caudas. A validação do algoritmo 3D determinou uma precisão de 73,9% na detecção de caudas baixas versus não baixas (Sensibilidade 88,4%, Especificidade 66,8%). O trabalho teve 23 grupos de 29 leitões cada, com caudas intactas (não cortadas), criados em condições comerciais normais em 8 lotes.
15 grupos tiveram surtos de canibalismo de cauda, onde o enriquecimento ambinetal foi adicionado nas baias e os suínos mastigadores e / ou mordidos foram removidos e tratados. Os dados 3D dos grupos com surto mostraram que a proporção de detecções de caudas baixas aumentou antes do surto e diminuiu após o surto. Antes do surto, o aumento das caudas baixas ocorria em uma taxa crescente ao longo do tempo, e a proporção era maior uma semana antes do surto (-1) do que 2 semanas antes do surto (-2). Dentro de cada lote, foram identificados um grupo com inserção de cauda mais baixo e um grupo controle sem esse problema. Os grupos com surto tiveram mais detecções 3D de cauda baixa nas semanas -1, +1 e +2 do que seus respectivos controles. Ao comparar a posição da cauda 3D e os dados de pontuação de lesões na cauda, uma proporção maior de caudas baixas foi associada a mais animais feridos. Caudas baixas podem indicar mais do que canibalismo de cauda, pois a posição da cauda varia entre os grupos e ao longo do tempo, e a proporção de caudas baixas aumenta quando os animais são transferidos para uma nova baia.
Os resultados demonstram o potencial de um sistema imagem computacional 3D para automatizar a detecção da posição da cauda e fornecer um aviso antecipado do canibalismo na granja.
D’Eath RB, Jack M, Futro A, Talbot D, Zhu Q, Barclay D, et al. Automatic early warning of tail biting in pigs: 3D cameras can detect lowered tail posture before an outbreak. PLoS ONE. 2018; 13(4): e0194524. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0194524